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Informações da Prova Questões por Disciplina Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) - Assistente Administrativo - UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Este texto, considerado como está nesta prova, pode ser corretamente classificado como:

a)

Relato.

b)

Artigo.

c)

Poema.

d)

Crônica.

e)

Biografia.

2 -

Assinale a alternativa que melhor justifica a escolha do "vestido mais negro" (linhas 07-08), feita pela personagem:

a)

Ela precisa ir ao túmulo de um parente sepultado na cidade.

b)

Ela teme perder-se na claridade se vestir um vestido branco.

c)

Ela quer ser encontrada se se perder nos caminhos desconhecidos

d)

Ela vai a um encontro com um velho amigo que mora na cidade.

e)

Ela quer ser vista pelas pessoas e marcar sua presença na cidade.

3 -

A expressão que, no texto, significa o mesmo que "aberta claridade" (linha 05) e "limpidez silenciosa" (linha 09) é:

a)

"e eis o campo, eis mil ervas" (linha 01).

b)

"resfriada e atenta atrás da vidraça" (linhas 02- 03).

c)

"o peixe oco no aquário" (linha 18).

d)

"Olha só a piscina! Olho, áspera." (linha 24).

e)

"Ah, eis enfim a Catedral" (linha 32).

4 -

Considere as ocorrências da palavra "novo" (linhas 01, 03, 06 e 10) ao longo do texto e então assinale a alternativa correta:

a)

A ausência da palavra na metade final do texto indica que a cidade já não é novidade.

b)

A palavra é repetida no início para indicar uma cidade que se renova continuamente

c)

A palavra expressa contraste com a tradição de uma cidade européia muito antiga.

d)

A repetição de palavras é um problema de redação que não afeta o texto literário.

e)

Não há nenhuma interpretação possível que justifique a repetição desta palavra.

5 -

Considerando o contexto de "eu de preto e tu de ouro" (linha 12), o TU refere-se:

a)

à Rosa.

b)

ao caminho.

c)

à primavera.

d)

ao cego vento.

e)

ao fauno solitário.

6 -

Assinale a alternativa em que todas as expressões indicam "monotonia" e/ou "tédio":

a)

"Fios de aranha nos dedos" (linha 03); "odioso céu vazio" (linha 14).

b)

"cantos de meditação" (linha 05); "o sonho das cabras" (linha 16).

c)

"floração de espirros" (linha 15); "o peixe no aquário" (linha 16).

d)

"dormente primavera" (linha 16); "Dias, dias, dias e depois" (linha 17).

e)

"fico horas na piscina" (linha 23); "A insônia levita a cidade" (linha 26).

7 -

Considere as ocorrências da palavra "primavera" (linhas 02, 07, 10, 12, 16, 20, 22, 23 e 25) ao longo do texto e então assinale a alternativa correta:

a)

Esta palavra se repete porque a autora não encontrou outros sinônimos para ela.

b)

A repetição da palavra é um fato sem importância e não acrescenta nada ao texto.

c)

O texto vai passando da metáfora do resfriado para a aceitação do tédio sem raiva.

d)

A palavra é neutra na composição temática do texto e apenas refere a estação do ano.

e)

Há uma insatisfação crescente claramente marcada no contexto de cada nova ocorrência.

8 -

Segundo o texto, a repetição de "nunca tive piedade na primavera" (trecho da linha 20 a 25) é justificada por indicar:

a)

alguém que considera seu comportamento natural e irrepreensível

b)

uma pessoa que sempre desconta nos outros e nas coisas sua raiva.

c)

uma pessoa amargurada que não é sempre assim em outros períodos

d)

uma pessoa que pensa o pior de si mesma em qualquer circunstância.

e)

alguém que não tem qualquer preocupação com a opinião dos outros.

9 -

O texto, chamado de suíte tal como nas peças musicais, progride

a)

organizando argumentos para enaltecer a primavera da cidade de Berna.

b)

reunindo impressões contrastantes interligadas pelo tema da primavera.

c)

listando as dificuldades enfrentadas por crianças que dormem nas calçadas.

d)

manifestando opiniões engajadas na transformação da sociedade de consumo

e)

refletindo sobre coisas que só acontecem com quem vai a Berna na primavera

10 -

O estilo de Clarice Lispector neste texto pode ser adequadamente descrito como:

a)

manifesto ideológico de alguém que dá importância a cada detalhe do ambiente ao redor

b)

narrativa cronológica entremeada de descrições detalhadas usando vocabulário raro.

c)

relato jornalístico evidenciando fatos e eventos do inverno e da primavera de Berna

d)

descrição com rica adjetivação detalhando ambientes e lugares na cidade de Berna.

e)

discurso introspectivo construído em blocos temáticos frouxamente interligados.

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