ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - Técnico de Laboratório - Biologia - UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - 2019

Direito Administrativo
1 -

Em 2010, a Lei nº 12.349 alterou a Lei nº 8.666, de 1993, incluindo a promoção do desenvolvimento nacional sustentável entre os princípios a serem garantidos na licitação. A esse respeito, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados. ( ) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado. ( ) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim. ( ) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

a) V – V – V – V
b) F – F – V – V
c) V – F – V – V
d) V – V – F – F
e) F – V – F – F
Informática
2 -

Atualmente são utilizadas duas tecnologias para armazenamento permanente de dados em computadores pessoais: HDD (hard disk drive) e SSD (solid-state drive). Considere as seguintes afirmativas a respeito dessas tecnologias e assinale a alternativa correta. I. A tecnologia SSD consome menos energia que a tecnologia HDD. II. A velocidade de leitura/gravação de dados na tecnologia SSD é superior à da tecnologia HDD. III. Considerando a capacidade de armazenamento, os dispositivos com base na tecnologia SSD são proporcionalmente mais caros que os com base na tecnologia HDD.

a) Nenhuma afirmativa está correta.
b) Todas as afirmativas estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.
e) Somente a afirmativa I está correta.
Biologia
3 -

Em um laboratório de pesquisa encontra-se uma grande diversidade de vidrarias, as quais são utilizadas em diversos experimentos. Analise as vidrarias a seguir e assinale a alternativa que apresenta seus nomes corretos.

a) I. Proveta graduada; II. Pisseta; V. Kitassato; VIII. Balão de destilação; IX. Copo de sedimentação.
b) III. Balão de fundo chato; V. Erlenmeyer; VI. Funil de destilação; VIII. Balão de destilação; X. Funil graduado.
c) I. Tubo de ensaio; II. Pisseta; VI. Funil de separação; VII. Termômetro e bastão de vidro; IX. Béquer triangular.
d) III. Balão volumétrico de fundo redondo; IV. Béquer; V. Erlenmeyer; VII. Pipeta graduada e bureta com torneira; VIII. Kitassato.
e) IV. Copo de sedimentação; VI. Funil de vidro simples; VII. Termômetro e bastão de vidro; IX. Béquer triangular; X. Proveta volumétrica.
4 -

Em processamentos histológicos, a inclusão de tecidos em parafina é uma prática rotineira que requer a adoção de procedimentos próprios. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência de procedimentos a serem adotados antes da etapa de inclusão em parafina.

a) Diafanização, fixação e pós-fixação.
b) Fixação, diafanização e criopreservação.
c) Fixação, desidratação e diafanização.
d) Reativação antigênica, bloqueio de antígenos e desidratação.
e) Fixação, pós-fixação e desidratação.
5 -

Analise as afirmativas abaixo sobre o uso da balança analítica e assinale a alternativa correta. I. O nivelamento da balança não altera a precisão dos valores encontrados. II. Os produtos aferidos na balança não devem ser transferidos com os dedos, mas sim com o auxílio de espátulas ou instrumentos similares. III. O botão “tara” da balança permite maior precisão, pois o número de casas decimais na unidade de medida será aumentado.

a) Somente a afirmativa III está correta.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
6 -

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto abaixo. Na observação de cromossomos mitóticos de roedores e outros pequenos mamíferos, faz-se uso da colchicina (0,2%). Essa substância é aplicada no animal ____________ da dissecação do tecido-alvo, tendo como função ____________.

a) um dia antes – multiplicar as células do tecido a ser estudado
b) um dia antes – fragmentar a membrana nuclear
c) quatro horas antes – parar a célula na interfase
d) uma hora antes – interromper o fuso de divisão celular
e) quinze minutos antes – fragmentar a membrana plasmática
7 -

Em um laboratório de nível de segurança 2 é indispensável a adoção de práticas padronizadas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O acesso ao laboratório deve ser restrito ou limitado às pessoas autorizadas. II. É permitida a presença de crianças no laboratório, desde que devidamente autorizadas e equipadas com equipamentos de proteção individual. III. Dentro do laboratório não é permitido comer, beber, fumar, mascar chicletes, manusear lentes de contato ou aplicar cosméticos. IV. A pipetagem deve ser realizada exclusivamente com dispositivos apropriados. V. No laboratório é permitido o uso de calçados que deixem os dedos à vista.

a) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e V estão corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
8 -

Assinale a alternativa correta sobre o processamento e armazenamento de amostras biológicas.

a) Reagentes que serão estocados no laboratório por longos períodos devem ser armazenados no freezer a -20 °C, independentemente da temperatura indicada na embalagem.
b) A principal diferença entre água destilada e deionizada é que a deionizada passa por um processo de autoclavagem e a destilada, não.
c) As temperaturas de armazenamento de amostras em nitrogênio líquido e no freezer comum são semelhantes, em torno de -20 °C.
d) Ao manipular recipientes contendo nitrogênio líquido, o laboratorista deve utilizar os equipamentos de proteção individual recomendados, para evitar queimaduras ou lesões criogênicas.
e) Amostras biológicas não devem ser armazenadas em nitrogênio líquido por períodos prolongados, pois a baixa temperatura causa a degradação das amostras.
9 -

Sobre a preservação de materiais biológicos a longo prazo, assinale a alternativa correta.

a) A criopreservação compreende a manutenção de materiais a temperaturas baixas (de -20 °C a -80 °C em freezers) e ultrabaixas (de -150 °C a -196 °C em contêineres de nitrogênio líquido).
b) A repicagem contínua ou periódica de células ou micro-organismos promove a manutenção constante de estoque desses materiais biológicos, garantindo a longevidade das amostras.
c) O congelamento com temperaturas até -4 °C é amplamente utilizado e é muito eficaz, sendo esse método, apesar de oneroso, utilizado em qualquer material biológico.
d) A liofilização consiste na manutenção de amostras de material biológico imersas em água ultrapura (Milli-Q) em locais com luz infravermelha por aproximadamente 24 horas. Após esse período, as amostras ficam preservadas por até dois anos em temperatura ambiente.
e) O óleo mineral é muito utilizado na preservação de amostras de vegetais. As células de tecidos animais também podem ser preservadas assim, entretanto, na hora de utilizá-las novamente, devem ser lavadas em uma solução de hipoclorito de sódio.
10 -

Em relação ao uso e funcionamento de pipetadores e micropipetadores, assinale a alternativa correta.

a) De acordo com as boas práticas laboratoriais, não devemos utilizar pipetadores como peras de borracha em pipetas graduadas.
b) Para aumentar a precisão ao pipetar pequenos volumes é recomendado o uso de micropipetadores.
c) Pequenos volumes podem ser pipetados utilizando-se a boca, pois não trazem riscos para o técnico de laboratório.
d) Apesar de serem mais precisos, os micropipetadores são limitados a volumes fixos.
e) Os pipetadores automáticos somente podem ser utilizados em pipetas graduadas com volume acima de 5 mL.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.