ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Professor EBTT - Química - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

Química
1 -

200 g de hidrogênio molecular (H2) em condições de gás real são colocados em um cilindro de raio 50 cm e altura 100 cm. A temperatura interior do cilindro é – 182° C. A pressão deste gás no sistema, nestas condições, será aproximadamente

(Dados: PM: H=1,0 g/mol; R=0,08206 atmL/molK; a=0,244 L² atm/mol² ; b=0,02661 L/mol.)

a) 0,99 atm.
b) 1,2 atm.
c)

11,44 * 10-3 atm.

d) 1,1 atm.
e) 0,90 atm.
2 -

Um experimento muito usado nas demonstrações de equilíbrio dinâmico é a mistura de NO2 e N2O4 . Este último é um gás que se liquefaz a 21ºC e congela a -11ºC, dímero do primeiro, o monômero. Considere a reação do monômero (2 mol/L) resultando no dímero (1 mol/L) em condições normais de temperatura e pressão e assinale a alternativa que indica o valor correto de Kc nessas condições.

a) 0,25
b) 0,50
c) 2,50
d) 2,00
e) 4,00
3 -

A equação obtida a partir da relação entre as equações de Planck e de Balmer-Bohr que pode ser usada para calcular a energia associada ao salto quântico de elétrons mediante a sua excitação energética e que melhor expressa o salto de um elétron da primeira camada para a quarta camada eletrônica de um certo átomo e que foi responsável por emissão de luz de um comprimento especifico de onda. Sabendo-se que h representa a constante de Planck; c , a velocidade da luz e Rh a constante de Rydberg, a equação adequada será:

a) E = (16/15)*Rh * c * h
b) E = (15/16)*Rh * c * h
c) E = 2,18 *Rh * c * h
d) E = 2,18 x 10 -18 *Rh * c * h
e) E = Rh * c * h
4 -

baixo tem-se a estrutura de argilomineral do tipo esmectita. A vermiculita é um argilomineral que se enquadra neste grupo.

Sua formula química é dada por:

MX , (Si +45,7 Al+32,3) (Al+30,5 Mg +24,8 Fe+30,7) O20 (OH)4

Sendo Mx a representação da carga da camada do composto mineral supracitado. A massa molecular da vermiculita é aproximadamente

a) 780 gramas/mol.
b) 62.673 gramas/mol.
c) 71063 gramas/mol.
d) 712 gramas/mol.
e) 800 gramas/mol.
5 -

Os átomos ligam-se uns aos outros de diversas maneiras para "montar" todas as coisas que estão à nossa volta. O estudo da maneira em que os átomos se ligam, ou seja, das ligações químicas, é de fundamental importância para se entender as propriedades da matéria e como ela se comporta. Há dois modos principais pelos quais as ligações químicas podem ser formadas: em um deles, a ligação iônica, as partes envolvidas ("blocos construtores") encontram-se na forma de íons (possuem carga elétrica, decorrente do ganho ou perda de elétrons). Por exemplo, NaCl- sal de cozinha. Na ligação covalente, há o compartilhamento de elétrons entre dois átomos neutros. Por exemplo é o diamante, formado apenas por átomos de carbono ligados covalentemente.

Fonte:http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%2...

Sobre as propriedades gerais associadas a compostos iônicos e covalentes, pode-se afirmar que

a) compostos inorgânicos formados por ligações covalentes geralmente são formados por moléculas discretas, com ligações direcionais e as forças ligantes fortes entre os átomos da molécula.
b) a fusão de um composto iônico implica romper somente seu reticulo cristalino, o que requer certa quantidade de energia, que em geral, envolve baixas temperatura de ebulição e fusão.
c) compostos iônicos em geral conduzem a corrente elétrica, pois estando estes dissolvidos e apenas nesta condição dispersam íons migrantes para os eletrodos.
d) reações de compostos iônicos em geral são rápidas, enquanto compostos covalente reagem lentamente. Assim, estas reações ditas de covalência envolvem energia suficiente para ocorrer o processo de formação dos compostos covalentes.
e) compostos iônicos em geral são solúveis em solventes derivados da extração e beneficiamento petrolífero, ou seja, de hidrocarbonetos apolares.
6 -

Em um recipiente de 104 mL foram colocados 0,020 mmol de pentacloreto de fósforo submetido a uma temperatura elevada, e então este composto converteu-se ao cloreto de fósforo trivalente após a decomposição térmica. O sistema em questão é reversível e tende ao equilíbrio químico. Atingida esta condição, verificou-se que a concentração do gás formado foi de 0,7 mol/L. Assim sendo, a constante de equilíbrio calculada para este processo será, aproximadamente

a) 0,13
b) 1,07
c) 0,38
d) 0,5
e) 1
7 -

Existe atualmente muita preocupação de que os aumentos antropogênicos nos gases do efeito estufa possam induzir o rápido aquecimento da superfície da Terra. Existem gases causadores do efeito estufa que ocorrem naturalmente e mostram grandes aumentos ao longo do século passado devido à atividade humana. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O principal gás responsável pela geração do efeito estufa é o vapor de água troposférico. Sua concentração atmosférica provém unicamente de fontes naturais, tais como evapotranspiração e atividade vulcânica.

II. Os principais gases antrópicos são o CO2, o CH4 e o N2O.

III. Modelos matemáticos climáticos projetam que as temperaturas globais de superfície provavelmente aumentarão no intervalo entre 1,1 e 6,4°C, e o nível médio das águas do mar será consequência deste fenômeno e estará associado à redução do nível do mar, fato que trará impactos ambientais e socioeconômicos significativos para as comunidades locais.

Assinale

a) se todas as afirmativas estiverem corretas.
b) se somente a afirmativa I estiver correta.
c) se somente a afirmativa II estiver correta.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
8 -

A figura abaixo mostra a estrutura do mineral feldspático com uma camada única visualizada perpendicular ao seu plano. A estrutura é estendida, girando cada camada sucessiva de 90°. Os feldspatos costumam ter um de cada quatro Si4+ substituído com Al3+. O desequilíbrio de carga resultante é compensado por sódio e/ou íons de potássio.

A geometria molecular predominante na estrutura, composta por átomos de silício ou alumínio é

a) tetraédrica.
b) angular.
c) octaédrica.
d) bipirâmide trigonal.
e) linear.
9 -

Atualmente, é possível sintetizar-se em laboratórios compostos enantioméricos que atuam como fármacos, como a Dopamina. O isômero D não possui atividade biológica, enquanto o L apresenta atividade contra o parkinsonismo. Assim, a alternativa abaixo que ilustra o enantiômero correto para a D-dopamina é



a)

b)

c)

d)

e)

10 -

Assinale a alternativa que contenha pelo menos um fator que não afeta a velocidade de uma reação no sentido direto.

a) Estado físico dos reagentes; Área de contato entre reagentes.
b) Área superficial; Concentração dos produtos.
c) Concentração dos reagentes; Presença de catalisador.
d) Temperatura da mistura reacional; Área de contato entre reagentes.
e) Presença de catalisador; Estado físico dos reagentes.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.