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Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Unaí - MG (Prefeitura Municipal de Unaí) - Especialista em Assistência Social - Psicologia - FADENOR (FADENOR) - 2019

Língua Portuguesa
1 -

Sobre a histeria, podemos afirmar que a análise psicológica sabe e tem a possibilidade de desvendar o traço de
caráter e solucionar a enigmática contradição desse traço, peculiar nesse adoecimento.
Marque a alternativa que contém a contradição encontrada nessa patologia. 

a)

O reconhecimento da realidade e a negação dessa realidade. 

b)

Terceirização da angústia, o sujeito sabe lidar com ela de modo que ele transfere essa angústia para o outro e
não para ele

c)

Uma necessidade sexual desmedida e uma excessiva renúncia ao sexual. 

d)

O desejo aparece pela via da atuação, ou seja, o sujeito age, ele encena o desejo. 

e)

 Nesse adoecimento entra o objeto do fetiche, o corpo, e o sujeito precisa de um parceiro como contraponto. 

Texto I

2 -

Entre as ideias defendidas pelo autor, encontra-se:

a)

Nossos objetos fazem parte da nossa história, por isso não podemos abrir mão de qualquer um deles, pois seria
como abrir mão dessa nossa história.

b)

O apreço que temos pelos nossos objetos se deve não só ao fato de eles contarem a nossa história, mas também
porque todos eles têm um valor material

c)

Os nossos objetos contam a nossa história, por isso devem ser guardados com cuidado, pois perder algum deles
significa apagar uma parte da nossa história

d)

Nossos objetos são repletos de histórias e afetos e, por isso podem nos ajudar a ter uma relação melhor com
aquilo que possuímos.

e)

Os nossos objetos nos são tão caros que, mesmo quando nos desfazemos daqueles que não fazem mais sentido
em nossas vidas, experimentamos o sentimento de profunda tristeza. 

3 -

Tendo em vista os argumentos apresentados no texto, marque a alternativa que contraria a relação que o autor faz
com os nossos objetos e a nossa vida. 

a)

Identidade

b)

Relíquias

c)

História

d)

Memória

e)

Simbologia

4 -

No texto, um dos recursos de argumentação usados pelo autor é a antítese, conforme se verifica na alternativa 

a)

“São objetos marcados pelas relações do dia a dia, em uso, que nos ajudam a localizar memórias como equenos fósseis que carregam narrativas repletas de afeto e de paixões.” (Linhas 22-23) 

b)

 “Mais do que fazer emergir essas memórias, nossas coisas nos levam a partilhar essas experiências, contaminando aqueles que estão à nossa volta [...].” (Linhas 40-41)

c)

 “Esquecer e lembrar, como nos faz recordar o historiador francês Michel de Certeau, são faces de uma mesma moeda.” (Linhas 63-64)

d)

“Escondidos, em um canto escuro, nada valem. Assim, eles são apenas fósseis comuns, isolados da luz, sem poder para contar suas lembranças.” (Linhas 32-34)

e)

“Ficamos, frente a frente, com ambas as alegrias: fazemos um balanço, não apenas das coisas, mas das memórias.” (Linhas 73-74)

5 -

O uso reiterado da 1.ª pessoa do discurso atribui ao texto um maior grau de 

a)

objetividade

b)

impessoalidade

c)

informatividade

d)

intertextualidade

e)

subjetividade

6 -

Sobre o título do texto, pode-se inferir que 

a)

 contém uma ironia, já que, com sarcasmo, traz uma ideia que é exatamente contrária àquelas que foram defendidas no texto.

b)

traz uma ideia hiperbólica, visto que se apresenta com um exagero intencional em relação às ideias defendidas no texto

c)

 não pode ser considerado um tópico, porque foi construído em linguagem metafórica, o que impede que se relacione com a temática do texto

d)

se considerado isoladamente, contém uma ambiguidade, mas que se desfaz com a argumentação apresentada no texto.

e)

pode ser considerado paradoxal, uma vez que carrega em si uma ideia contrária aos argumentos que foram apresentados no texto.

7 -

Embora o texto tenha sido escrito predominantemente em registro formal, verificam-se nele marcas de uso do registro informal. Assinale a alternativa em que se verifica um exemplo de uma dessas marcas em relação à colocação pronominal.

a)

“Nos purificamos com fogo para seguir em frente. E com as mãos livres, fora dos bolsos, sem medo de quebrar mais nada.” (Linhas 75-76)

b)

“A grande diferença entre os nossos fósseis e aqueles dos museus, para Laura, é que nossas coisas possuem uma propriedade que ela chama de radioatividade.” (Linhas 35-36)

c)

 “A teórica canadense Laura Marks se dedicou a entender, durante anos, como esses pequenos fósseis atuam no nosso cotidiano.” (Linhas 24-25)

d)

“Todos aqueles pratos e xícaras, que um dia já participaram das festas de alguma senhora do século 20, hoje são testemunhas do cotidiano, das conversas à mesa da família de Lélio.” (Linhas 54-55) 

e)

“São essas memórias que se confundem e se encerram em cada prato e xícara que o tornam único, não sua natureza material.” (Linhas 56-57)

8 -

Considere o trecho: “É instintivo: em todas as vezes que meus cotovelos são passíveis de causar qualquer desastre, eu – que sou amplamente conhecido pela falta de jeito – enfio as mãos nos bolsos para minimizar a área de contato entre a minha pouca noção de espaço e a possível ruína completa de uma licoreira equilibrada em um móvel antigo.” (Linhas 3-5)
Sobre a pontuação usada nesse trecho, é CORRETO afirmar que:

a)

Os travessões poderiam ser suprimidos sem que houvesse alteração sintático-semântica do trecho. 

b)

O uso dos travessões não poderia ser substituído pelo uso das vírgulas, de acordo com as regras de pontuação

c)

 Os travessões foram usados para separar, conforme as regras de pontuação, uma oração subordinada adjetiva explicativa

d)

 A vírgula usada depois da palavra “desastre” é facultativa, visto que está separando um adjunto adverbial oracional antecipado

e)

 Uma vírgula deveria ter sido usada, obrigatoriamente, depois da palavra “bolsos”, para separar o adjunto adverbial oracional, que se inicia com o termo “para”. 

Texto II

9 -

Considere o trecho: “Entender isso nos ajuda a ter uma relação de posse ‘menos fetichista’, para usar as palavras de Laura, com as nossas coisas.” (Linhas 44-45)
Tendo em vista o contexto em que foi empregado, o termo “fetichista” relaciona-se à ideia de 

a) afeição aos nossos objetos.
b) valorização dos nossos objetos
c)  cuidado com os nossos objetos.
d)  estima aos nossos objetos
e) veneração aos nossos objetos.

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