ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - Técnico em Segurança do Trabalho - UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - 2019

Direito Administrativo
1 -

Em 2010, a Lei nº 12.349 alterou a Lei nº 8.666, de 1993, incluindo a promoção do desenvolvimento nacional sustentável entre os princípios a serem garantidos na licitação. A esse respeito, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados. ( ) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado. ( ) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim. ( ) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

a) V – V – V – V
b) F – F – V – V
c) V – F – V – V
d) V – V – F – F
e) F – V – F – F
2 -

Fundamentado na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, e na legislação correlata, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

II. O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

III. O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão.

IV. A servidora gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, das operações e locais insalubres, exercendo suas atividades em local salubre e em serviço não penoso e não perigoso.

V. Os servidores que operam com raios X ou substâncias radioativas serão submetidos a exames médicos a cada seis meses.

a)

Somente as afirmativas II e III estão corretas.

b)

Somente as afirmativas I e V estão corretas.

c)

Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

d)

Todas as afirmativas estão corretas.

e)

Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

Informática
3 -

Atualmente são utilizadas duas tecnologias para armazenamento permanente de dados em computadores pessoais: HDD (hard disk drive) e SSD (solid-state drive). Considere as seguintes afirmativas a respeito dessas tecnologias e assinale a alternativa correta. I. A tecnologia SSD consome menos energia que a tecnologia HDD. II. A velocidade de leitura/gravação de dados na tecnologia SSD é superior à da tecnologia HDD. III. Considerando a capacidade de armazenamento, os dispositivos com base na tecnologia SSD são proporcionalmente mais caros que os com base na tecnologia HDD.

a) Nenhuma afirmativa está correta.
b) Todas as afirmativas estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.
e) Somente a afirmativa I está correta.
Segurança e Saúde no Trabalho
4 -

A Norma Regulamentadora (NR) 1, aprovada pela Portaria nº 3.214/78, traz disposições gerais sobre esse tipo de norma. Com base nessa NR, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Cabe ao empregado submeter-se aos exames médicos previstos nas NRs. II. Cabe ao empregador elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho. III. Cabe ao empregado informar ao empregador os resultados dos exames médicos periódicos aos quais foi submetido. IV. Cabe ao empregado elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho. V. A recusa injustificada por parte do empregado em utilizar equipamentos de proteção individual fornecidos pelo empregador é considerada ato faltoso.

a) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
e) Somente as afirmativas I e V estão corretas.
5 -

Em relação à Norma Regulamentadora 5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. II. Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, serão por estes designados. III. Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados. IV. O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição. V. Os membros da CIPA eleitos e designados serão empossados no primeiro dia útil após o término do mandato anterior.

a) Somente a afirmativa IV está correta.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
6 -

Em relação à Norma Regulamentadora 15 (Atividades e operações insalubres) e seus anexos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O critério de dobra dos limites de tolerância de exposição para o risco ambiental ruído (contínuo ou intermitente) é cinco. II. O frio é um agente de risco cuja análise para insalubridade é quantitativa. III. A insalubridade é um adicional que incide sobre o salário total do trabalhador. IV. A insalubridade em grau máximo equivale a 20% do salário mínimo regional. V. O infravermelho é considerado radiação não ionizante para fins de concessão de insalubridade.

a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
e) Somente a afirmativa II está correta.
7 -

Em relação à Norma Regulamentadora 6 (Equipamentos de proteção individual – EPIs), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Cabe ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho emitir ou renovar o Certificado de Aprovação e o cadastro de fabricante ou importador, bem como fiscalizar a qualidade dos EPIs. II. Capacete, óculos, protetor facial e balaclava são proteções para a cabeça. III. Todo EPI deverá apresentar em caracteres indeléveis e bem visíveis o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do Certificado de Aprovação (CA), ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA. IV. Cabe ao empregador, quanto ao EPI, comunicar ao Ministério do Trabalho e Emprego qualquer irregularidade observada. V. Nas empresas desobrigadas a constituir o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ou, na falta desta, um trabalhador designado.

a) Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
b) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
e) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
8 -

Em relação à Norma Regulamentadora 32 (Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde), mais especificamente no que tange ao risco biológico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Todos os trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto. II. A vestimenta de trabalho adequada deve ser fornecida sem ônus para o empregado. III. Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais, exceto quando em saídas para alimentação do próprio trabalhador. IV. Todo trabalhador exposto a riscos biológicos não pode ser exposto a outro(s) risco(s) concomitantemente(s). V. Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes não são os responsáveis pelo seu descarte.

a) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e) Somente as afirmativas II e V estão corretas.
9 -

Fundamentando-se na Norma Regulamentadora (NR) 9 (Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA), indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) Para efeito dessa NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e psicológicos existentes nos ambientes de trabalho. ( ) Quando não forem identificados riscos ambientais nas fases de antecipação e reconhecimento, a empresa não será obrigada a elaborar um PPRA. ( ) A elaboração, a implementação, o acompanhamento e a avaliação do PPRA poderão ser feitas apenas por engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho. ( ) Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento, realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades. ( ) Deverá ser mantido pelo empregador ou instituição um registro de dados estruturado, de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA, que deverá ser guardado por um período mínimo de 20 anos.

a) F – F – V – V – F
b) F – F – F – V – V
c) V – V – F – V – V
d) F – V – V – F – F
e) V – F – F – F – V
10 -

De acordo com a Norma Regulamentadora 4, aprovada pela Portaria nº 3.214/78, compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT):

a) coordenar as reuniões da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, elaborando as respectivas atas.
b) manter permanente relacionamento com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5.
c) realizar análise de riscos laborais como atividade exclusiva, no caso do técnico de segurança do trabalho.
d) adquirir os equipamentos de proteção individual indicados pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
e) fornecer equipamentos de proteção individual a todos os empregados da empresa, como ação preventiva global.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.