ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Professor EBTT - Segurança do Trabalho - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

Segurança e Saúde no Trabalho
1 -

Sobre NR-2, analise as afirmativas a seguir:

I. Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do MTb.

II. O órgão regional do MTb, após realizar a inspeção prévia, emitirá o Certificado de Aprovação de Instalações - CAI, conforme modelo anexo.

III. A empresa deverá comunicar e solicitar a aprovação do órgão regional do MTb, quando ocorrer modificações substanciais nas instalações e/ou nos equipamentos de seu(s) estabelecimento(s).

IV. A inspeção prévia e a declaração de instalações constituem os elementos capazes de assegurar que o novo estabelecimento inicie suas atividades livre de infração administrativa.

Assinale

a) se somente as afirmativas I e II estiverem incorretas.
b) se somente as afirmativas I, II e III estiverem incorretas.
c) se somente a afirmativa IV estiver incorreta.
d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem incorretas.
2 -

Conforme a NR-10, assinale a alternativa correta sobre a medida de proteção coletiva prioritária.

a) Uso de vestimenta anti-chama e luvas isolantes
b) Aterramento das instalações elétricas
c) Desenergização elétrica
d) Isolação das partes vivas
e) Sistema de seccionamento automático de alimentação
3 -

Mapa de risco é a representação gráfica dos riscos ambientais. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:

I. O mapa de risco deve ser, obrigatoriamente, completo, ou seja, com toda a planta da empresa.

II. A elaboração do mapa de risco é de responsabilidade da CIPA e deve ser elaborado/ revisado anualmente ou quando houver mudança de risco de determinado local.

III. São usados cores para representar os riscos e círculos para graduação dos riscos.

IV. A cor azul representa o risco físico e a cor amarela, risco ergonômico.

Assinale

a) se todas as afirmativas estiverem corretas.
b) se todas as afirmativas estiverem incorretas.
c) se somente a afirmativa I estiver incorreta.
d) se existirem somente duas afirmativas corretas.
e) se somente a afirmativa IV estiver incorreta.
4 -

Segundo a NR – 04, compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

I. Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador.

II. Divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e saúde no trabalho.

III. Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente.

IV. Esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção.

V. Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria da CIPA, onde houver.

VI. Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente.

De acordo com as afirmações acima, assinale

a) se somente as afirmativas I, II e VI estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas I, II, III e VI estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas I, III, IV e VI estiverem corretas.
d) se somente a afirmativa V estiver correta.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
5 -

A NR – 10 tem como objetivo a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Sobre habilitação, qualificação, capacitação e autorização de trabalhadores, analise as afirmativas abaixo:

I. É considerado trabalhador capacitado aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.

II. É considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe.

III. São considerados autorizados os trabalhadores qualificados ou capacitados e os profissionais habilitados, com anuência formal do ministério do trabalho.

Assinale

a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem incorretas.
6 -

De acordo com a NHO 06, o critério de avaliação da exposição ocupacional ao calor tem por base o Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG) relacionado à Taxa Metabólica ( M ). Para calcular a temperatura em ambientes externos com carga solar direta, utiliza-se a equação:

a) IBUTG = 0,7 tbn + 0,2 tg + 0,1 tbs.
b) IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tb.
c) IBUTG = 0,7 tg + 0,2 tbn + 0,1 tbs.
d) IBUTG = 0,7 tbs + 0,3 tg.
e) IBUTG = 0,7 tbs + 0,2 tg + 0,1 tbn.
7 -

A NR – 17 visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. A organização do trabalho, para efeito dessa NR, deve levar em consideração, no mínimo: I. As normas de produção. II. O modo operatório. III. A exigência de tempo. IV. Levantamento de horas extras trabalhadas. V. A determinação do conteúdo de tempo. VI. O ritmo de trabalho. VII. O conteúdo das tarefas. De acordo com as afirmações acima, assinale

a) se somente as afirmativas I, II, III e IV estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas II, III e V estiverem incorretas.
c) se somente as afirmativas I, IV, V e VII estiverem corretas.
d) se somente a afirmativa IV estiver incorreta.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
8 -

Sobre NR-17, Ergonomia, assinale a alternativa incorreta.

a) Nas atividades de processamento eletrônico de dados, deve-se, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, observar o seguinte: o número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 7.000 por hora trabalhada, sendo considerado toque real, para efeito desta NR, cada movimento de pressão sobre o teclado.
b) Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, são recomendadas as seguintes condições de conforto: níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO; índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados); velocidade do ar não superior a 0,75m/s; umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.
c) A organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.
d) No trabalho dos operadores de checkout, é atribuição desses operadores a verificação das mercadorias apresentadas, sendolhe vedada qualquer tarefa de segurança patrimonial.
e) O trabalho de levantamento de material feito com equipamento mecânico de ação manual deverá ser executado de forma que o esforço físico realizado pelo trabalhador seja compatível com sua capacidade de força e não comprometa a sua saúde ou a sua segurança.
9 -

Certa empresa possui um funcionário com problema relacionado ao Risco Ergonômico. Assinale a alternativa correta que contém exemplos desse risco.

a) Arranjo físico inadequado, vibrações
b) Monotomia e repetitividade
c) Trabalho repetitivo, eletricidade
d) Animais peçonhentos, jornada de trabalho prolongada
e) Situação de estresse, queda
10 -

Sobre a NR-09, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, faça a associação correta abaixo.

I. Riscos Físicos

II. Riscos Químicos

III. Riscos Biológicos

M - Gases, vapores

N - Ultrassons, Radiações ionizantes

O - Ruído, Frio

P - Vírus, bacilos

Q - Poeiras, fumos

a) I-P, II-Q, III-N
b) III- P, II- O, I- Q
c) I- O, II-M, III- P
d) II- Q, I- N, III- Q
e) I- N, II- O, III- P

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.