ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina CAU - MT (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso) - Assistente Administrativo - Financeiro - IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Considerando a relação entre a linguagem e o propósito principal do texto, é correto afirmar que nele prevalece a função da linguagem denominada

a) apelativa.
b) metalinguística.
c) emotiva.
d) referencial.
e) fática.
2 -

Tendo como referência as regras de ortografia e de acentuação gráfica vigentes, assinale a alternativa correta.

a) Assim como “para” nas duas ocorrências no último período (linhas 6 e 7), também não deve ser acentuado graficamente o vocábulo sublinhado no período a seguir: Ele para de trabalhar sempre que percebe alguma irregularidade na obra.
b) Diferentemente do que se observa na grafia do vocábulo “dezembro” (linha 4), os nomes que designam os dias da semana devem sempre ser grafados com inicial maiúscula
c) Assim como “País” (linha 6), também devem ser acentuados graficamente os vocábulos raíz, raízes, juíz e juízes.
d) Caso o autor optasse por acrescentar o prefixo super ao vocábulo “conquista” (linha 6), a forma correta seria super-conquista.
e) No lugar da construção “com a” (linha 4), poderia ser empregada corretamente a expressão atravéz da.
3 -

O vocábulo “autonomia” (linha 7), no contexto, significa

a) competência.
b) reconhecimento.
c) independência.
d) autoconfiança.
e) segurança.

Texto II

4 -

A respeito do emprego das classes de palavras no texto, assinale a alternativa correta.

a) O sentido da construção “de janeiro a maio de 2019” (linha 2) seria alterado caso as preposições sublinhadas fossem substituídas, respectivamente, por desde e até.
b) Na construção “Essa iniciativa” (linha 4), o pronome sublinhado foi utilizado para fazer referência a ação do CAU/MT, que será mencionada pela primeira vez apenas no segundo parágrafo.
c) No trecho “As visitas são realizadas em duas partes” (linha 9), o artigo sublinhado, que generaliza o sentido do substantivo “visitas”, poderia ser simplesmente excluído, pois a relação com o parágrafo anterior seria preservada.
d) O pronome sublinhado na construção “suas atribuições” (linha 13) serve para retomar o termo “a legislação do CAU” (linha 11).
e) A construção “Além disso” (linha 13), composta pela locução conjuntiva Além de e pelo pronome isso, foi utilizada para, ao mesmo tempo, estabelecer uma relação de adição entre dois períodos e retomar informações do período anterior.
5 -

Com base nas relações sintáticas e semânticas que envolvem o período “Essa iniciativa faz parte do planejamento da gestão 2018-2020, com o objetivo de coibir o exercício ilegal da profissão, bem como conscientizar a sociedade sobre as atribuições de arquitetos e urbanistas e destacar a importância da contratação de profissional habilitado.” (linhas de 4 a 8), assinale a alternativa correta.

a) Os verbos “coibir”, “conscientizar” e “destacar” expressam ações referentes a sujeitos diferentes.
b) O termo “ilegal”, por desempenhar uma função sintática acessória, poderia ser excluído sem comprometer a mensagem original
c) A oração “bem como conscientizar a sociedade sobre as atribuições de arquitetos e urbanistas” contém uma informação que se opõe à anterior.
d) A construção “com o objetivo de” introduz uma sequência de orações coordenadas entre si e indica ideia de finalidade em relação à oração “Essa iniciativa faz parte do planejamento da gestão 2018-2020”.
e) O termo “habilitado”, por indicar um estado do sujeito, funciona como predicativo
6 -

Conforme a norma-padrão, assinale a alternativa correta.

a) O uso do sinal indicativo de crase é opcional na construção “de janeiro a maio de 2019” (linha 2).
b) O vocábulo sublinhado no trecho “a legislação do CAU referente ao exercício profissional de arquitetos e urbanistas e suas atribuições” (linhas de 11 a 13) não poderia ser substituído pela construção que refere-se, pois a colocação do pronome se está incorreta.
c) O autor poderia, do ponto de vista da regência, empregar corretamente a redação pessoas não habilitadas tecnicamente de realizar atividades como projetos e execuções de obras no lugar do trecho “pessoas não habilitadas tecnicamente para realização de atividades como projetos e execuções de obras” (linhas de 15 a 17).
d) A construção “antes da visita” (linha 21) poderia ser substituída corretamente pela redação anteriormente à essa visita, pois o uso do sinal indicativo de crase está correto.
e) A construção “Ressaltamos que” (linha 21) poderia, considerando a regência verbal, ser substituída corretamente pela redação Ressaltamos de que.

Texto III

7 -

A finalidade principal do texto é

a)

convencer o leitor a recorrer, preferencialmente via e-mail, ao CAU/MT.

b)

defender a ideia de que o atendimento presencial realizado pelo CAU/MT é menos eficaz.

c)

persuadir o leitor a comparecer à sede do CAU/MT sempre que necessitar de atendimento.

d)

avaliar a qualidade do serviço prestado em cada tipo de atendimento realizado pelo CAU/MT no primeiro semestre de 2018.

e)

informar ao leitor os dados obtidos pelo balanço referente aos atendimentos realizados pelo CAU/MT durante o primeiro semestre de 2018.

Texto IV

8 -

Acerca da linguagem empregada no texto, assinale a alternativa correta.

a) O vocábulo “Balanço” exemplifica uma metáfora, pois está empregado com o sentido original.
b) O autor utiliza hipérbole ao se referir com exagero aos números dos atendimentos realizados pelo CAU/MT no primeiro semestre de 2018.
c) A redação 135 atendimentos realizados presencialmente na presença do atendente e do atendido tornaria a construção pleonástica ou redundante
d) O texto organiza-se em torno de quatro conjuntos de informações que se relacionam por antítese, o que reforça as contradições entre os números apresentados
e) Para suavizar a informação expressa pelo numeral “101”, o autor emprega o eufemismo.
9 -

Assinale a alternativa que reproduz uma mensagem compatível com o texto e está de acordo com as regras de concordância prescritas pela norma-padrão.

a) Realizou-se 630 atendimentos via e-mail.
b) Foram realizados via telefone um total de 561 atendimentos.
c) 135 são o número de atendimentos realizados presencialmente
d) Menas pessoas foram atendidas via SICCAU
e) A menor parte dos atendimentos foram realizados presencialmente.
10 -

Quanto ao uso da vírgula, assinale a alternativa correta

a) No primeiro semestre de 2018, foram realizados, segundo balanço do CAU/MT, 561 atendimentos via telefone.
b) Balanço referente ao primeiro semestre de 2018, revela que, 630 atendimentos foram realizados via e-mail
c) Conforme balanço realizado pelo CAU/MT 135 atendimentos foram realizados presencialmente no primeiro semestre de 2018.
d) Via SICCAU foram realizados, 101 atendimentos, no primeiro semestre de 2018.
e) No primeiro semestre de 2018, foram atendidas pelo CAU/MT, mais de mil pessoas

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.