ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ARISB (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais) - Assistente Administrativo - FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Universidade Federal de Minas Gerais) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

Analise o texto a seguir.

1 -

A respeito do público-alvo e da mensagem desse anúncio, é correto afirmar:

a) Trata-se de um anúncio destinado primordialmente para homens, o que se percebe pela nomenclatura da cerveja como “feminista”, em uma provocação feita aos produtos tidos como direcionados para mulheres.
b) O anúncio tem como público-alvo mulheres, pois apresenta uma cerveja “feminista”, o que intenciona marcar esse produto como compatível com os estereótipos femininos.
c) Ao apresentar a “cerveja feminista” como um produto para mulheres e homens, o anúncio intenciona atingir pessoas de ambos os gêneros e investir contra a ideia de uma preferência masculina ou feminina no consumo desse produto.
d) A “cerveja feminista” tem como público-alvo mulheres jovens envolvidas com a militância feminista, e utiliza a exclusão de indivíduos do gênero masculino como estratégia de convencimento desse público.

Texto II

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.
 
Porque não.
Era uma vez uma mulher que não queria ter filhos nem se explicar sobre isso
 
Mayara Fortin nunca quis ser mãe. Ano passado, a arquiteta paulista decidiu fazer um “experimento social”: foi conferir como é o processo para conseguir a laqueadura, a cirurgia que liga as tubas uterinas, impedindo a gravidez. No Brasil, o procedimento pode ser feito pelo SUS: segundo a Lei 9.263, mulheres a partir de 25 anos (ou já mães de dois filhos) podem pedir pela cirurgia – mas não sem dar uma série de explicações, como descobriu Mayara.
 
Primeiro, ela preencheu uma ficha; depois, assistiu a uma palestra sobre métodos contraceptivos; na sequência, escreveu uma carta e, por fim, passou por um tipo de entrevista com a enfermeira do posto de saúde. “É quase um interrogatório. O atendimento foi simpático, mas um tanto absurdo”, lembra à Tpm. A documentação foi passada a uma comissão, que demora até seis meses para responder. No fim, ela recebeu uma negativa. “Tentei argumentar: tenho 30 anos, casa própria, carro e viajo pelo mundo. E esta é a única decisão que não tenho ‘maturidade’ para tomar?”
 
Além dos entraves, de quebra vigora uma cláusula pra lá de controversa: independentemente da idade, mulheres casadas precisam de autorização do cônjuge para realizar a cirurgia. Mayara descobriu que, na prática, a lei não é seguida à risca.
 
Sem justificativas
 
A discussão é necessária: um número crescente de brasileiras vêm optando pela não maternidade. Segundo o IBGE, em 2004, elas representavam 10% da população feminina do país; em 2014, eram 14%, apesar da série de pressões e expectativas da família, dos amigos ou dos padrões, do inabalável tique-taque do relógio biológico e pela ideia de feminilidade “plena” umbilicalmente ligada à maternidade.
 
“A simples afirmação ‘não quero ter filhos’ é frequentemente seguida pela pergunta: ‘Mas por que não?!’ É como se a mulher fosse obrigada a se justificar, a jogar a prioridade para uma pós-graduação, um projeto, um trabalho”, diz a psicóloga gaúcha Daiana Quadros Fidelis, que estudou não maternidade e maternidade tardia – segundo o estudo Estatísticas do Registro Civil de 2015, realizado pelo 
IBGE, o número de mulheres que se tornaram mães entre 30 e 39 anos aumentou de 22,5% (2005) para 30,8% (2015), enquanto na faixa entre 15 e 19 anos caiu de 20,3% para 17%, no mesmo período.
 
Daiana recebe em seu consultório relatos de mulheres que se sentem culpadas por não palpitar o tal instinto materno no ventre. “Elas cresceram ouvindo que mulher ‘nasce’ com esse desejo. Por não se verem nesse papel ou não se sentirem sensibilizadas, muitas delas alimentam sentimentos de culpa, como se lhes faltasse algo. Mas o que falta não é necessariamente um filho, e sim a ideia de que ela deveria desejar um filho”, analisa. Para Daiana, discussões recentes têm contribuído para quebrar esse estigma e “para mostrar que as mulheres que não querem ter filhos não estão sozinhas e não há motivo para culpa”. 
 
Esse estigma tem raízes milenares. “Ao longo da história, a figura da mulher mãe foi muito forte. Nos últimos 5 mil anos, a mulher foi considerada responsável pela futura mão de obra – eram necessários braços para a lavoura, então, elas tinham 15 filhos”, analisa Regina Navarro Lins, psicanalista e autora de Novas formas de amar (2017). “Mas, na década de 60, depois do advento da pílula anticoncepcional e do movimento feminista, as mulheres passaram a poder decidir se queriam ter filhos ou não, quando, onde e com quem. Foi uma grande ruptura na história.” Na década de 80, lembra a psicanalista, a filósofa francesa Élisabeth Badinter escreveu um livro sobre o mito do amor materno, Um amor conquistado, mostrando que o desejo de ser mãe não é inerente à mulher. “Ela foi duramente criticada, pois muitos queriam continuar acreditando que toda mulher é uma mãe potencial.”
[...]
 
Disponível em: <https://revistatrip.uol.com.br/tpm/era-
uma-vez-uma-mulher-que-nao-queria-ter-filhos-nem-se-
explicar-sobre-isso>. Acesso em: 2 jul. 2019.

2 -

Assinale a alternativa em que a ideia central do texto está corretamente expressa.

a) Dados do IBGE mostram que no Brasil atual um número expressivo de mulheres nega o instinto materno, inerente a elas desde o nascimento.
b) Devido a condições econômicas adversas, observa-se uma queda na taxa de natalidade no Brasil a partir da década de 2000.
c) O número de mulheres que optam por não serem mães no Brasil tem crescido, o que se reflete em pesquisas do IBGE.
d) É necessário atualizar a legislação brasileira no sentido de aumentar o acesso à cirurgia de laqueadura para as mulheres interessadas nesse procedimento.
3 -

Assinale a alternativa que apresenta o trecho em que a idealização da figura da mulher como mãe é justificada por aspectos sociais e históricos.

a) “[...] Élisabeth Badinter escreveu um livro sobre o mito do amor materno, Um amor conquistado, mostrando que o desejo de ser mãe não é inerente à mulher.”
b) “Nos últimos 5 mil anos, a mulher foi considerada responsável pela futura mão de obra – eram necessários braços para a lavoura, então, elas tinham 15 filhos.”
c) “Elas cresceram ouvindo que mulher ‘nasce’ com esse desejo. Por não se verem nesse papel ou não se sentirem sensibilizadas, muitas delas alimentam sentimentos de culpa, como se lhes faltasse algo.”
d) “[...] independentemente da idade, mulheres casadas precisam de autorização do cônjuge para realizar a cirurgia. Mayara descobriu que, na prática, a lei não é seguida à risca.”
4 -

A respeito do título do texto “Porque não.”, assinale a alternativa correta.

a) A grafia de ‘Porque’ adotada no título está em desacordo com a norma-padrão, uma vez que esse trecho representa a pergunta feita constantemente às mulheres que optam pela não maternidade.
b) Como se trata de um substantivo, o primeiro termo do título deveria ser grafado como “Por quê”, para estar em acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
c) O título representa uma possível resposta das mulheres que optam por não serem mães ao questionamento feito sobre tal escolha, portanto, encontra-se de acordo com a norma-padrão.
d) O título aponta para a falha argumentativa das mulheres que optam pela não maternidade, porém não conseguem justificar a própria escolha. Por representar uma resposta, encontra-se de acordo com a norma-padrão.
Matemática
5 -

João observou que três das torneiras de sua casa pingam continuamente, em diferentes frequências. A torneira da pia da cozinha pinga uma gota de quatro em quatro segundos; a torneira do tanque do lavatório pinga uma gota de quinze em quinze segundos; e a torneira da pia do banheiro pinga uma gota de vinte em vinte segundos. Em um determinado dia, João acordou às 0h20min e percebeu que, nesse exato momento, as três torneiras pingaram uma gota d’água juntas.

Após esse momento em que as três torneiras pingaram juntas, qual foi o horário do dia em que as três torneiras pingaram juntas novamente pela 100ª vez?

a) 1h40min.
b) 2h00min.
c) 2h20min.
d) 2h40min.
6 -

Nos corredores da escola de Luiz, há quadros espalhados por toda parte. A proposta é que problemas possam ser colocados e resolvidos ali por qualquer um. Em um determinado dia, Luiz passou por um corredor e viu a seguinte operação escrita:  

 

Ele, então, parou e, observando aquela operação, tentou resolvê-la para que pudesse deixar no quadro a solução correta.

Se Luiz resolver corretamente a operação, o valor encontrado por ele será igual a

a) 70/169.
b) 70/29.
c) 169/70.
d) 29/70.
7 -

“A cleptomania caracteriza-se pela incapacidade de resistir ao impulso de furtar objetos desnecessários para uso pessoal ou de baixo valor monetário.”
 
Disponível em: < https://www.proamiti.com.br/cleptomania>. Acesso em: 19 maio 2019.
 
Edu sofre de cleptomania e está fazendo um tratamento baseado em dados probabilísticos e em observações feitas no consultório por seu médico psiquiátrico.
 
Esse médico sabe que, ao ver um objeto de pequeno valor em cima de uma mesa e sabendo que ninguém o está observando, a probabilidade de que Edu furte esse objeto é o quádruplo do que a probabilidade de que ele não faça isso.
 
Logo, nessas condições, a probabilidade de que Edu furte esse objeto é igual a
 

a) 1/5.
b) 4/5.
c) 1/4.
d) 3/4.
Informática
8 -

Analise a afirmativa a seguir.

Para se gerar _____________, é necessário ter o documento principal, a fonte de dados e o documento mesclado.

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

a) mala direta
b) gráfico de dispersão
c) visualização de impressão
d) gráfico em anel
Direito Administrativo
9 -

Considere que três municípios de um estado decidiram constituir um consórcio público, na forma de associação pública e nos termos da lei que dispõe sobre a contratação de consórcios públicos. Analise as seguintes afirmativas sobre essa hipótese.
 
  1. O consórcio será constituído por contrato, cuja celebração dependerá da prévia subscrição do protocolo de intenções.
  2. Esse estado deve obrigatoriamente integrar o consórcio.
  3. O consórcio adquirirá personalidade jurídica mediante o atendimento dos requisitos da legislação civil.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
 

a) I, apenas.
b) I e II, apenas
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
10 -

O Protocolo de Intenções do Consórcio Público da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG) prevê vários conceitos que devem ser considerados para os efeitos desse protocolo e de todos os atos emanados ou subscritos pelo consórcio.

Entre tais conceitos, encontra-se o seguinte:

“[...] atividades indelegáveis do titular dos serviços públicos (Município) com a finalidade de identificação, qualificação, quantificação, organização e orientação de todas as ações, públicas e privadas, por meio das quais um serviço público deve ser prestado ou colocado á disposição de forma adequada.”

Nos termos do referido protocolo, essa definição se trata do conceito de

a) gestão associada de serviços públicos.
b) regulação.
c) fiscalização.
d) planejamento.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.