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Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura Municipal - Itabaiana - SE - Médico - Cardiologia - CONSULPLAN - 2010 - Prova Objetiva

Tipologia Textual

Sobre simplicidade e sabedoria

Pediram-me que escrevesse sobre simplicidade e sabedoria. Aceitei alegremente o convite sabendo que, para que tal pedido me tivesse sido feito, era necessário que eu fosse velho. Os jovens e os adultos pouco sabem sobre o sentido da simplicidade.

Os jovens são aves que voam pela manhã: seus voos são flechas em todas as direções. Seus olhos estão fascinados por dez mil coisas. Querem todas, mas nenhuma lhes dá descanso. Estão sempre prontos a de novo voar. Seu mundo é o mundo da multiplicidade. Eles a amam porque, nas suas cabeças, a multiplicidade é um espaço de liberdade. Com os adultos acontece o contrário. Para eles, a multiplicidade é um feitiço que os aprisionou, uma arapuca na qual nunca caíram. Eles a odeiam, mas não sabem como se libertar. Se, para os jovens, a multiplicidade tem o nome de liberdade, para os adultos, a multiplicidade tem o nome de dever. Os adultos são pássaros presos nas gaiolas do dever. A cada manhã dez mil coisas os aguardam com as suas ordens (para isso existem as agendas, lugar onde as dez mil coisas escrevem as suas ordens!). Se não forem obedecidas haverá punições.

No crepúsculo, quando a noite se aproxima, o voo dos pássaros fica diferente. Em nada se parece com o seu voo pela manhã. Já observaram o voo das pombas no fim do dia? Elas voam numa única direção. Voltam pra casa, o ninho. As aves, ao crepúsculo, são simples. Simplicidade é isso: quando o coração busca uma coisa só.

(...)

Na multiplicidade nos perdemos: ignoramos o nosso desejo. Movemo-nos fascinados pela sedução das dez mil coisas. Acontece que, como diz o segundo poema do Tao-Te-Ching, “as dez mil coisas aparecem e desaparecem sem cessar”. O caminho da multiplicidade é um caminho sem descanso. Cada ponto de chegada é um ponto de partida. Cada reencontro é uma despedida. É um caminho onde não existe casa ou ninho.

(...)

O caminho da ciência e dos saberes é o caminho da multiplicidade. (...) Não há fim para as coisas que podem ser conhecidas e sabidas. O mundo dos saberes é um mundo de somas sem fim. É um caminho sem descanso para a alma. Não há saber diante do qual o coração possa dizer: “Cheguei, finalmente, ao lar”. Saberes não são lar.

(...)

Diz o Tao-Te-Ching: “Na busca do conhecimento a cada dia se soma uma coisa. Na busca da sabedoria a cada dia se diminui uma coisa.” (...) Sabedoria é a arte de degustar. A arte de degustar, distinguir, discernir. O homem dos saberes, diante da multiplicidade, “precipita-se sobre tudo o que é possível saber, na cega avidez de querer conhecer a qualquer preço”. Mas o sábio está à procura das “coisas dignas de serem conhecidas”. (...). A sabedoria é a arte de reconhecer e degustar a alegria. Nascemos para a alegria.

(...)

A saudade é o bolso onde a alma guarda aquilo que ela provou e aprovou. Aprovadas foram as expectativas que deram alegria. O que valeu a pena está destinado à eternidade. A saudade é o resto da eternidade refletido no rio do tempo.

Ando pelas cavernas da minha memória. Há muitas coisas maravilhosas. Mas essas memórias, a despeito do seu tamanho, não me fazem nada. Não sinto vontade de chorar. Não sinto vontade de voltar.

Aí eu consulto o meu bolso da saudade. Lá se encontram pedaços do meu corpo, alegrias. Observo atentamente, e nada encontro que tenhas brilho no mundo da multiplicidade. São coisas pequenas, que nem foram notadas por outras pessoas.

Diz Guimarães Rosa que “felicidade só em raros momentos de distração...” Certo. Ela vem quando não se espera, em lugares que não se imagina. Dito por Jesus: “É como o vento: sopra onde quer, não sabe donde vem nem para onde vai...” Sabedoria é arte de provar e degustar a alegria, quando ela vem. Mas só dominam essa arte aqueles que têm a graça da simplicidade. Porque a alegria só mora nas coisas simples.

(Adaptação, Rubem Alves, in Concerto para Corpo e Alma)

1 -

O texto “Sobre Simplicidade e Sabedoria” pode ser considerado quanto às suas características como:

a)

Dissertativo.

b)

Publicitário.

c)

Epistolar.

d)

Descritivo.

e)

Científico.

Interpretação de Textos
2 -

A ideia principal do texto é:

a)

Expor o que os idosos fazem na vida.

b)

Criticar a liberdade que os jovens amam.

c)

Criticar os adultos.

d)

Explicar o que seja sabedoria na sociedade contemporânea.

e)

Explicar que sabedoria e simplicidade estão intimamente relacionadas.

Compreensão e Interpretação de Textos
3 -

Assinale a alternativa em que foi usada a linguagem conotativa (sentido figurado):

a)

Os jovens e os adultos pouco sabem sobre o sentido da simplicidade.

b)

Os jovens são aves que voam pela manhã: seus voos são flechas em todas as direções.

c)

Pediram-me que escrevesse sobre simplicidade e sabedoria.

d)

Aceitei o convite sabendo que, para que tal pedido me tivesse sido feito, era necessário que eu fosse velho.

e)

Já observaram o voo das pombas ao final do dia?

Interpretação de Textos
4 -

O autor faz analogias das diversas fases da vida: dos jovens, dos adultos e dos velhos. Assinale a que se refere aos velhos:

a)

Aves que voam pela manhã.

b)

Olhos fascinados por dez mil coisas, amam a multiplicidade.

c)

Odeiam a multiplicidade que é uma arapuca na qual caíram.

d)

O voo dos pássaros fica diferente no crepúsculo.

e)

Pássaros presos nas gaiolas do dever.

5 -

Assinale a passagem que NÃO pode ser comprovada pelo texto:

a)

As pessoas adultas estão presas aos deveres.

b)

Os adolescentes são punidos se não obedecem às ordens agendadas.

c)

Simplicidade se opõe à multiplicidade.

d)

Os velhos são simples, por isso o coração busca uma coisa só.

e)

As pessoas se perdem na multiplicidade.

6 -

Assinale a afirmativa que está de acordo com o texto:

a)

Para os adultos a multiplicidade é o mesmo que liberdade.

b)

Para os jovens a multiplicidade força-os ao cumprimento do dever.

c)

Jovens, adultos estão fascinados pelo mundo da multiplicidade.

d)

Para os idosos, a multiplicidade é um espaço de liberdade.

e)

O voo pela manhã é uma referência aos voos dos jovens.

7 -

Analise as afirmativas a seguir:

I. “Arapuca”, no segundo parágrafo pode ser substituída por “armadilha”, mantendo o valor semântico.

II. Em: “Eles a odeiam”, no segundo parágrafo, o pronome grifado refere-se à “multiplicidade”.

III. Em: “Querem todas, mas nenhuma lhes dá descanso”, no segundo parágrafo, a palavra grifada refere-se a “todas as direções”.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

a)

I, II, III

b)

I, II

c)

I, III

d)

II, III

e)

I

8 -

Pode-se afirmar, segundo o texto que:

a)

O caminho da ciência e do conhecimento é o caminho da simplicidade.

b)

O mundo dos saberes não é um caminho de descanso para a alma.

c)

As coisas que podem ser conhecidas e sabidas não têm fim.

d)

O mundo dos saberes é um caminho para descanso da alma.

e)

Conhecimentos e saberes buscam as mesmas coisas.

Reescritura de texto
9 -

Assinale a alternativa em que houve alteração semântica na reescritura do texto:

a)

No crepúsculo, quando a noite se aproxima, o voo dos pássaros fica diferente.” / O voo dos pássaros, no crepúsculo, quando a noite se aproxima, fica diferente.

b)

Simplicidade é isso: quando o coração busca uma só coisa.” / Quando o coração busca uma só coisa — isso é simplicidade.

c)

Os jovens são aves que voam pela manhã: seus voos são flechas em todas direções.” / Os jovens, que voam pela manhã, são aves: seus voos são flechas em todas as direções.

d)

Os jovens e os adultos pouco sabem sobre o sentido da simplicidade.” / Pouco sabem sobre o sentido da simplicidade os jovens e os adultos.

e)

As dez mil coisas aparecem e desaparecem sem cessar.” / Sem cessar as dez mil coisas aparecem e desaparecem.

Interpretação de Textos
10 -

Com base no texto está INCORRETA a seguinte afirmativa:

a)

Na busca da sabedoria a cada dia se diminui uma coisa.

b)

Na busca do conhecimento a cada dia se soma uma coisa.

c)

Sabedoria é a arte de conhecer coisas dignas de serem conhecidas.

d)

Conhecimento é buscar saber tudo a qualquer preço.

e)

Sabedoria é o caminho da multiplicidade quando o coração busca várias coisas.

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