ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Câmara Municipal - Mauá - SP - Vunesp - 2012 - Nível Superior - Genérica 2 (11 a 30) (Genérica)


Editorial da Folha de S.Paulo

Leia o texto para responder à(s) questão(ões) a seguir.

Há quase cem anos, um adolescente mineiro foi expulso do colégio de jesuítas onde estudava. Seu nome: Carlos Drummond de Andrade (1902-1987).

O motivo da expulsão também ganhou notoriedade: a “insubordinação mental” de que o acusavam tornou-se, com o passar dos anos, uma das muitas distinções da biografia do poeta.

Também mineiro, e com a mesma idade (17 anos) que tinha o escritor naquele episódio, o estudante Ciel Vieira “insubordinou-se”, por assim dizer, diante de uma professora de geografia do seu colégio, na cidade de Mirai, a 335 km de Belo Horizonte.

A professora tinha por hábito iniciar as aulas rezando o Padre Nosso. Ateu, o estudante não acompanhou a classe na oração. A professora reagiu, dizendo ao jovem que ele não tinha Deus no coração e nunca seria nada na vida.

O caso ganhou repercussão, dando respaldo à atitude do estudante – que, com razão, não vê motivo para ser obrigado a rezar numa escola da rede pública.

Seria mais confortável, é claro, fingir uma adesão superficial ao rito. A atitude de independência do estudante se inscreve, todavia, num clima ideológico e cultural que se diferencia dos padrões de indiferença e acomodação típicos do Brasil de algumas décadas atrás.

(Editorial da Folha de S.Paulo, 06.04.2012)

Questão:

Considere as seguintes afirmações.

I. Na passagem – Também mineiro, e com a mesma idade (17 anos) que tinha o escritor naquele episódio – a expressão em destaque refere-se à expulsão de Drummond do colégio de jesuítas.

II. Em – a “insubordinação mental” de que o acusavam – a substituição do verbo destacado por “atribuir” mantém inalterada a redação do restante da frase.

III. Em – O motivo da expulsão também ganhou notoriedade – a palavra destacada deixa implícita a informação de que Drummond é pessoa célebre.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

Resposta errada
a)

I.

Resposta errada
b)

II.

Resposta errada
c)

I e II.

Resposta correta
d)

I e III.

Resposta errada
e)

II e III.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.