ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / TRT - 2.ª Região - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 2.ª Região - São Paulo - 2011 - Prova Objetiva Seletiva - Fase 1 - XXXVI Concurso


Questão:

Para o recebimento do adicional de transferência previsto na Consolidação das Leis do Trabalho, devem estar preenchidos os seguintes requisitos:

Resposta errada
a)

A transferência deve ser definitiva e o empregado deve autorizá-la.

Resposta errada
b)

A transferência deve ser definitiva e imposta pelo empregador por ato discricionário.

Resposta errada
c)

A transferência deve ser definitiva e deve implicar a mudança de domicílio do empregado.

Resposta errada
d)

A transferência deve ser provisória e não deve implicar a mudança de domicílio do empregado.

Resposta correta
e)

A transferência deve ser provisória e implicar a mudança de domicílio do empregado.

Comentários

- 09/08/2012 / 05:19

CORRETA: LETRA E
Art. 469, § 3º da CLT e OJ-SDI1 – 113. A transferência deverá ser provisória para que o empregado tenha direito ao adicional de transferência, além de implicar a mudança de seu domicílio.
OJ-SDI1 - 113 – “Adicional de transferência. Cargo de confiança ou previsão contratual de transferência. Devido. Desde que a transferência seja provisória. (Inserida em 20.11.1997)
O fato de o empregado exercer cargo de confiança ou a existência de previsão de transferência no contrato de trabalho não exclui o direito ao adicional. O pressuposto legal apto a legitimar a percepção do mencionado adicional é a transferência provisória”.
Art. 469 da CLT – “Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio.
§ 3º - Em caso de necessidade de serviço o empregador poderá transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, não obstante as restrições do artigo anterior, mas, nesse caso, ficará obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) dos salários que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situação”.

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.