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Comentários / Ministério da Integração Nacional - MI - ESAF - 2012 - Prova 1 - Conhecimentos Gerais - Nível Superior


Norte

Considere o texto abaixo para responder a questão.

           A vida em um país nórdico, como a Finlândia, nos
           faz refletir mais profundamente sobre a relação entre
           liberdade, igualdade, autonomia e formatos sociais que
           podem propiciar vidas mais plenas e felizes aos seus
5         cidadãos. Para alguém habituado a desigualdades,
           uma sociedade igualitária, com amplo respeito pela vida
           humana, excelentes índices de educação, burocracia
           inteligente e serviços públicos voltados (de fato) para
           melhorar a vida do cidadão, soa como um caminho
10       para a produção de seres humanos mais plenos e
           sociedades mais inspiradoras. Talvez não seja assim.
           Quando nos referimos à igualdade, não tratamos de
           mera distribuição equitativa da renda. A igualdade e a
           dignidade humana que uma sociedade pode produzir
15       referem-se à possibilidade de o cidadão ter condições
           materiais e subjetivas à sua disposição, para que,
           atendidas suas necessidades básicas e diárias de
           bem-estar, ele se ocupe com questões outras que a
           sobrevivência. Essas necessidades básicas de bem-
20      estar incluem uma ilimitada oferta de bens públicos: de
           excelentes creches, escolas, universidades, sistema de
           saúde e previdência a todos, piscinas públicas, parques,
           transporte confortável e excelente, seguro-desemprego
           por tempo indefinido, licença maternidade de 10 meses,
25       muitas bibliotecas públicas...
           No entanto, a Finlândia tornou-se uma sociedade tão
           igualitária quanto apática. Pouco criativa, reproduz
           o mundo com extrema facilidade, mas tem limitada
           capacidade transformadora. A maioria de seus
30       educados cidadãos são seres pouquíssimo críticos:
           questionam pouco a vida que levam e são fisicamente
           contidos. E isso não parece ter forte relação com o
           frio. É um acomodamento social, um respeito quase
           inexorável pelas regras. Esse resultado não foi causado,
35      é evidente, pelo formato social igualitário. Em outros
           termos, não foi a igualdade que deixou o país apático.
           Ademais, sociedades desiguais podem ser tão ou mais
           acríticas e reprodutoras. O ponto que nos intriga é que
           a igualdade, o respeito e a dignidade dados a todos não
40       levaram à autonomia, ao pensamento criativo e crítico,
            e a processos transformadores.

(Adaptado de Isabela Nogueira, Do bem-estar ao pensamento crítico: um olhar sobre o norte,outubro 3, 2009 por Coletivo Crítica Econômica http://criticaeconomica.wordpress.com/2009/10/03/ - acesso em 12/12/2011)

Questão:

Na organização das relações de coesão e coerência do texto,

Resposta errada
a)

O pronome "“todos"” (L.39) retoma e sintetiza os termos da enumeração “"a igualdade, o respeito e a dignidade”" (L.39).

Resposta errada
b)

a expressão “"tem limitada capacidade transformadora"” (L.28 e 29) retoma, com outras palavras, a ideia de “"reproduz o mundo com extrema facilidade”" (L.27 e 28).

Resposta errada
c)

o substantivo “"seres"” (L.30) e o pronome "“que"” (L.31) retomam a expressão “"seus educados cidadãos"” (L.29 e 30).

Resposta errada
d)

a expressão “"Esse resultado"” (L.34) retoma a ideia de “"sociedade tão igualitária" (L.26 e 27), já sintetizada em "“isso"” (L.32).

Resposta correta
e)

os pronomes “"sua"” (L.16), “"suas"” (L.17), “"ele"” (L.18) e “"se"” (L.18) referem-se a “"o cidadão"” (L.15).

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