ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Vestibular - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - 2012 - Questões Objetivas - Verão


Questão:

O romance O Cortiço, de Aluisio de Azevedo, é uma obra naturalista e foi publicado em 1890.

Considerando-o como um todo, indique a alternativa abaixo que NÃO condiz com o conteúdo do romance.

(Questão anulada)
a)

O grupo de personagens femininas assume um papel de destaque na narrativa, tanto como expectadoras, quanto como agentes dos acontecimentos. Assim, o romance apresenta personagens representativas de seu meio e de sua época, como Rita Baiana, mulata volúvel e indolente, e Leonie, prostituta francesa e protetora de Pombinha.

b)

O personagem João Romão se desdobra para enriquecer e o dinheiro é a mola propulsora que o move unicamente para a cumulação, ainda que para isso seja necessário praticar atos ilícitos e sofrer as maiores agruras.

c)

Miranda, negociante português, compra o sobrado, à direita de João Romão, e muda-se para lá, alegando como causa verdadeira da mudança que Dona Estela, senhora pretensiosa e com fumaças de nobreza, não suportava mais morar no centro e que a filha Zulmira também precisava de largueza para crescer sadia.

d)

Bertoleza e Estela revelam-se como instrumentos de crescimento e prosperidade de João Romão e de Miranda respectivamente, mas marcam-se por atitudes diferentes e mesmo antitéticas, pois enquanto uma se submete a ser caixeira, criada e amante, entregando tudo o que tem, a outra, levada da breca, adúltera e infiel, controla o marido e o mantém dependente de seus dotes e riquezas.

e)

Pombinha, que vive a experiência de passar de menina a mulher, considerada a “flor de ouro do cortiço”, é a grande conhecedora de sua gente que a ela entrega sua intimidade, pedindo-lhe que escreva cartas e confira suas contas.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.