ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Vestibular - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - 2012 - Questões Objetivas - Inverno


Questão:

O romance O Cortiço foi escrito em 1.890 por Aluísio de Azevedo. Nele há destaque especial para as personagens femininas, entre as quais se inclui a negra Bertoleza. A respeito dela não se pode afirmar que :

Resposta errada
a)

representou, ao lado de João Romão, o papel tríplice de caixeiro, de criada e de amante, mas acabou tornando-se um estorvo da ventura do estalajadeiro, quando este decide casar-se com Zulmira, filha do comerciante Miranda.

Resposta errada
b)

integra a trama narrativa do romance e, explorada pela sanha capitalista de João Romão, mostra-se como instrumento de sua prosperidade e crescimento econômico.

Resposta correta
c)

teve sua alforria definitiva garantida por ação de João Romão, junto ao antigo senhor e, assim, deixou de dispender a quantia de vinte mil-réis que todo mês lhe remetia.

Resposta errada
d)

cometeu um trágico suicídio como ato de desespero, diante da percepção de ter sido enganada por João Romão, que a quis devolver ao antigo cativeiro.

Resposta errada
e)

concordou em morar com João Romão, pois, como toda cafuza, não queria sujeitar-se a negros e procurava instintivamente o homem numa raça superior à sua.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.