ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Vestibular - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - 2012 - Questões Objetivas - Inverno


Questão:

Em Capitães da Areia, romance de Jorge Amado, a frase que abre a narrativa é a mesma que a fecha:

Sob a lua, num velho trapiche abandonado, as crianças dormem.

Sob a lua, num velho trapiche abandonado, eles levantam os braços. Estão em pé, o destino mudou.

Entre elas há um percurso narrativo no qual a vida das crianças sofreu significativas mudanças. Assim, indique, abaixo, a alternativa que contém ações que não confirmam as referidas mudanças.

Resposta errada
a)

Os capitães da areia conseguem organizar-se porque são liderados por Pedro Bala, espécie de herói que supera a condição de marginal e se eleva ao plano histórico do confronto social e político.

Resposta errada
b)

O bando de meninos adquire força e supera as adversidades graças, também, à proteção que recebe da mãe-de-santo e do padre progressista.

Resposta errada
c)

Os capitães passam por transformações e dão uma finalidade política às artes da capoeira e do jogo de punhais e passam a ajudar na mudança do destino dos pobres.

Resposta correta
d)

As crianças, vítimas do fracasso das políticas sociais, encontram apoio para a mudança apenas no chefe de polícia e no juizado de menores.

Resposta errada
e)

As crianças, organizadas em grupo, formam uma brigada de choque e intervêm em comícios, em greves, em embates obreiros e, assim, por meio da luta, conseguem mudar seus destinos.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.