ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Médico Cancerologista Clínico - Universidade Federal de Uberlândia - 2012


Questão:

Os trechos abaixo fazem parte de um texto adaptado de Época, disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG48982-6010,00-GENTE+COM+CORACAO+DE+PORCO.html>.

Numere os parênteses de modo a construir uma sequência expositiva/argumentativa possível para os trechos abaixo.

(  ) Ainda assim, movidos pelo desespero de milhões de pessoas que precisam de reposição de órgãos e tecidos para continuar a viver e pelos lucros imensos que a venda de órgãos "humanizados" traria, numerosas empresas de biotecnologia e grupos de estudo se lançaram nesse investimento de alto risco.

(  ) Os primeiros testes deverão ser realizados com órgãos de porcos, mas os cientistas acham que tecidos tirados de camundongos e peixes transgênicos também poderiam vir a ser testados. A opção supostamente mais óbvia - órgãos de macacos - não é cogitada porque existe um significativo risco de transmissão de vírus para seres humanos, já que também somos primatas.

(  ) Os xenotransplantes são uma opção arriscada, e a recomendação do conselho britânico é corajosa. Mas vale lembrar que a Grã-Bretanha tem sido pioneira em biotecnologia - é só pensar em Dolly e na clonagem terapêutica.

(  ) A Grã-Bretanha está a caminho de se tornar o primeiro país a autorizar transplantes de órgãos de animais transgênicos para seres humanos, ou xenotransplantes. Um conselho assessor do Governo britânico recomendou a aprovação de testes com seres humanos de transplantes de células cerebrais e órgãos de porcos geneticamente modificados. Os suínos tiveram genes alterados para reduzir a intensidade do ataque do sistema imunológico humano, teoricamente diminuindo também o risco de rejeição fatal.

(  ) Os primeiro resultados começam a emergir da recomendação do Conselho Nacional de Pesquisa Médica e Saúde da Grã-Bretanha. Seus especialistas acreditam que o Governo deve permitir que pacientes sem outra chance de tratamento recebam coração de porco - para pessoas com insuficiência cardíaca - e implante de células suínas cerebrais, para tratamento do mal de Parkinson.

(  ) Esse tipo de pesquisa promete muito, mas até agora tem amargado fracassos. Em tese, animais geneticamente modificados poderiam se tornar uma fonte praticamente inesgotável de órgãos, acabando com o tormento das filas para transplantes. O problema é que a ciência ainda não aprendeu a fazer as modificações necessárias para evitar a rejeição. Até agora, os resultados têm sido pífios.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta, de cima para baixo.

Resposta errada
a)

2 − 3 − 5 − 6 − 1 − 4

Resposta errada
b)

3 − 2 − 1 − 6 – 4 − 5

Resposta correta
c)

3 − 5 − 6 − 1 –4 − 2

Resposta errada
d)

4 − 6 − 1 − 2 – 5− 3

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.