ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Tribunal de Justiça - Rio Grande do Norte - Juiz de Direito Substituto - CESPE - UnB - 2013


Questão:

No que se refere ao registro de imóveis, assinale a opção correta com base no regime de registros públicos.

Resposta correta
a)

Os atos relativos ao registro de imóveis têm natureza constitutiva, salvo nas hipóteses de transmissão da propriedade por sucessão hereditária e de aquisição da propriedade por usucapião, nas quais o registro assume função meramente declaratória.

Resposta errada
b)

Se o adquirente do imóvel perceber, após a efetivação do registro do imóvel, a existência de erro no documento de registro, a retificação só poderá ser feita mediante ação judicial a ser distribuída a uma vara de registros públicos.

Resposta errada
c)

De acordo com o princípio da preferência na prenotação, se duas escrituras públicas incompatíveis entre si forem lavradas na mesma data, com expressa menção à hora da lavratura, e forem apresentadas ao Cartório de Registro de Imóveis no mesmo dia para prenotação, deverá prevalecer o título prenotado no protocolo, sob o número de ordem mais baixo, protelando-se o registro do outro título pelo prazo correspondente a, pelo menos, um dia útil.

Resposta errada
d)

A aquisição de imóvel por usucapião constitui exceção ao princípio da continuidade dos registros públicos, uma vez que corresponde a forma originária de aquisição da propriedade, caracterizada pela transferência do bem sem os vícios anteriores, permanecendo apenas os gravames que sobre ele já existiam.

Resposta errada
e)

O registro de compra e venda pura ou condicional, efetivado por registrador de imóveis, gera presunção absoluta de veracidade acerca de seu conteúdo, haja vista a natureza pública de que se reveste o ato e, ainda, os princípios da autenticidade e segurança, informadores do regime brasileiro de registros.

Comentários

robsonns - 13/12/2013 / 05:21

Letra A. Correta.
9)Quais são os efeitos produzidos pelo R.I.?
R.:
Em suma possui dois efeitos: o constitutivo e o declaratório.
O registro imobiliário, tem, fundamentalmente, efeito constitutivo. Isto é, o direito real somente se constitui com o registro imobiliário.
O contrato no direito brasileiro, por si só, não é suficiente para fazer nascer o direito real. Assim, o registro imobiliário, através de seu efeito constitutivo faz nascer direitos reais sobre imóveis.
A propriedade, desse modo, em regra é adquirida por meio do registro (títulos translativos, adjudicações de bem de raiz em pagamento dívida de herança, arrematação e adjudicação em hasta pública).
Todavia, há atos que não dependem do registro para que seja adquirida a propriedade imóvel, o direito real preexiste ao registro o qual é meramente declaratório. É o caso do usucapião, da acessão, e do direito hereditário. No entanto, tais atos devem ser levados a registro a fim de respeitar o princípio da continuidade registral e para que se assegure a disponibilidade e a eficácia erga omnes (publicidade).

Leia mais em: http://www.riportobelo.com.br/portobelo/index.php?centro=ZHV2aWRhMS5waHA%3D

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.