ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / SESI - Serviço Social da Indústria - Distrito Federal - Professor de Artes Plásticas - Licenciatura em Educação Artística - CETRO - 2013 - Prova Objetiva


Questão:

Sobre o Teatro do Absurdo, nomeado pelo critico inglês Martin Esslin no fim da década de 1950 e representado principalmente pelo dramaturgo irlandês Samuel Beckett, entre outros, pode ser descrito de acordo com os seguintes preceitos:

Resposta correta
a)

a incerteza e a solidão humanas são traduzidas por procedimentos que, fazendo uso de elementos conhecidos (situações banais, frases feitas, gestual cômico) ou menos usuais (construções verbais aparentemente sem sentido, gestual mecânico repetido incessantemente, acoes sem motivação aparente), buscam criar outros universos, estranhos, porem assemelhados ao universo cotidiano.

Resposta errada
b)

o emprego da musica como comentário, a constante troca de papeis entre os atores e os saltos no desenvolvimento da trama são alguns dos recursos mais utilizados; a montagem de uma peca com muitos personagens por um elenco reduzido obriga o diretor a lançar mão de signos-chaves para identificar as personagens, a desvinculação ator/personagem.

Resposta errada
c)

possui características de militância e destina-se a mobilização do publico, vinculando-se ao teatro de resistência. A encenação, aberta ao improviso, utiliza noticias do dia, comentadas pelos atores sob diversos modos. Outros textos também sao utilizados para polemizar, extrair contradições e pontos de vista divergentes contidos num mesmo relato.

Resposta errada
d)

espaço teatral não tradicional (galpões, igrejas, hospitais ou quaisquer outros lugares); e, sobretudo, o teatro visto como experiencia ritualística, destinada a cura das angustias e a reintegração do homem a sua totalidade física e espiritual. Enfase na necessidade de um trabalho metódico com os atores, que leva ao domínio do corpo e das emoções (como em algumas experiencias do teatro oriental), alem da visão do teatro como uma experiencia litúrgica, "um ritual, uma religião sem religião".

Resposta errada
e)

no final dos anos 1950, surge um publico interessado em ver abordadas, no palco, questões politicas em contexto nacional. Para isso, os novos dramaturgos buscam na pobreza do interior e da periferia o protagonista ideal. Nasce, assim, uma tendência que seria predominante nos anos seguintes.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.