ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Tribunal de Justiça - São Paulo - Advogado - Vunesp - 2013 - Prova Objetiva


Texto 2

Leia o texto para responder à(s) questão(ões) a seguir.

Um falso dilema tomou conta do mercado brasileiro de trabalho diante da escalada sistemática de oferta de vagas e ausência de candidatos para preenchê-las. Importar ou não mão de obra de fora, eis a questão. Gastaram-se horas em debates e movimentos de resistência contra uma alternativa que parece inevitável. O caso da contratação de seis mil médicos estrangeiros para distribuí-los por regiões mais remotas do Brasil gerou uma celeuma sem-fim sobre a qualidade da formação desses candidatos, necessidade de testes adicionais de conhecimento, dificuldades com a língua etc. E no “deixa disso” esqueceu-se de abordar o básico: como resolver o problema do apagão de profissionais qualificados, em vários níveis de ensino, inclusive o técnico, que está prejudicando o desenvolvimento adequado da produção nacional?

(www.istoedinheiro.com.br, 24.05.2013. Adaptado)

Questão:

Em sua argumentação sobre a contratação de mão de obra estrangeira, o autor deixa claro que

Resposta errada
a)

a preocupação com a contratação dos médicos estrangeiros soma-se à de profissionais qualificados em vários níveis de ensino, inclusive o técnico, necessários à produção nacional.

Resposta errada
b)

a dispersão decorrente dos debates sobre a questão deixa de considerar questões mais diretas, como, por exemplo, a qualidade da formação desses candidatos estrangeiros.

Resposta correta
c)

a falta de profissionais qualificados afeta diversos segmentos da economia brasileira e, em muitos casos, a importação de mão de obra estrangeira é uma saída necessária.

Resposta errada
d)

o problema com a falta de mão de obra qualificada está localizado nas regiões remotas do Brasil, razão pela qual não se justifica a celeuma sem-fim sobre a questão.

Resposta errada
e)

a ênfase na questão dos profissionais estrangeiros lança luzes sobre a questão da educação brasileira e sua responsabilidade na formação de profissionais qualificados.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.