ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / UFT - Universidade Federal do Tocantins - Vestibular - COPESE - 2013 - Prova Tarde - 2013.2


Questão:

Celulose e amido são polissacarídeos encontrados nos vegetais, formados por moléculas de glicose ligadas por ligações glicosídicas. Apesar disto, suas propriedades físicas e, consequentemente, suas funcões biológicas são completamente diferentes devido a sua estrutura macromolecular.

A respeito disso, assinale a alternativa CORRETA quanto à relação entre a estrutura e as propriedades destes polissacarídeos.

Resposta errada
a)

A celulose é parcialmente solúvel em água, pois apresenta fracas ligações glicosídicas alfa-1,4 entre suas moléculas de glicose.

Resposta errada
b)

O amido é insolúvel em água apesar da baixa rigidez de suas cadeias devido a sua estrutura, que possui ramificações com ligações glicosídicas beta-1,6.

Resposta errada
c)

O amido é formado por dois tipos de polissacarídeos: a amilose, ramificada e a amilopectina, linear. Desta forma, sua solubilidade em água é muito pequena, só ocorrendo a temperaturas elevadas.

Resposta correta
d)

A celulose, por possuir cadeias lineares de suas moléculas, formadas por ligações glicosídicas beta-1,4 é um polímero rígido e insolúvel em água.

Resposta errada
e)

Tanto amido quanto celulose são polissacarídeos pouco solúveis em água, devido a força de suas ligações glicossídicas, que em ambos é do tipo alfa-1,4.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.