ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / UFT - Universidade Federal do Tocantins - Vestibular - COPESE - 2012 - Prova Manhã - 2012.2 - Inglês


Questão:

A “netiqueta”

Como se comportar corretamente no mundo virtual

- Maiúsculas: textos em maiúsculas (CAPS LOCK ativado), na maioria dos casos, dão a entender que você está gritando. Se quiser destacar algo, sublinhe ou coloque entre aspas. Se o programa utilizado na comunicação permitir, use itálico ou negrito, mas sempre de forma moderada para não poluir o texto.

- Erros de grafia: em conversas informais é normal que a norma culta da língua seja posta de lado. O que não quer dizer que se possa escrever de qualquer jeito. Atenção para os erros que podem mudar o significado do que quis dizer, como usar “mais” em vez de “mas”, “e” em vez de “é”, “de” em vez de “dê” e assim por diante.

- Pontuação: por mais informal que seja, o interlocutor pode não conseguir acompanhar o fluxo de pensamento do redator. Daí a necessidade de pausas. Por isso atenção à pontuação e à divisão de parágrafos. [...]

MURANO, Edgard. O texto na era digital. Revista Língua, ano 5, fev. de 2011 (texto adaptado)

As “netiquetas” apresentadas tratam do comportamento dos usuários em relação à produção de textos no mundo virtual. Sobre os usos recomendados pelo texto, podemos afirmar que:

Resposta errada
a)

as letras maiúsculas têm um significado específico no mundo virtual e só podem ser usadas para destacar passagens do texto, quando o programa não possuir outro recurso.

Resposta errada
b)

em ambientes virtuais mais informais, a exigência com a correta ortografia e com a pontuação adequada é dispensável, ainda que algumas trocas de palavras possam acarretar mudança de significado.

Resposta errada
c)

a pontuação e a divisão de parágrafos são consideradas acessórias para que o leitor acompanhe o pensamento do autor, uma vez que marcam as pausas na leitura.

Resposta correta
d)

um bom usuário de internet deve se preocupar com a poluição visual do texto, preferindo usar itálico e negrito em vez de maiúsculas.

Resposta errada
e)

as palavras ‘mais’, ‘mas’, ‘e’, ‘é’, ‘de’ e ‘dê’ estão grafadas em desacordo com as normas ortográficas vigentes.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.