ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Ministério Público Estadual - Rio de Janeiro - Técnico do Ministério Público - Administrativa - FUJB - Fundação Universitária José Bonifácio - 2011 - Prova Objetiva


Um estudo em vermelho

Em seu primeiro livro, Um estudo em vermelho, L&PM, Porto Alegre. 2011. P. 24, Sherlock Holmes fala do valor de certos conhecimentos para o homem: “Considero o cérebro de um homem como sendo inicialmente um sótão vazio, QUE você deve mobiliar conforme tenha resolvido. Um tolo atulha-o com quanto traste vai encontrando à mão, de maneira que os conhecimentos de alguma utilidade para ele ficam soterrados, ou, na melhor das hipóteses, tão escondidos entre as demais coisas que lhe é difícil alcançá-los.

Um trabalhador de talento, pelo contrário, é muito cuidadoso com o QUE leva para o sótão da sua cabeça. Não quererá mais nada além dos instrumentos QUE possam ajudar o seu trabalho; destes é que possui uma larga provisão, e todos na mais perfeita ordem. É um erro pensar que o dito quartinho tem paredes elásticas e pode ser distendido à vontade. Segundo as suas dimensões, há sempre um momento em QUE para cada nova entrada de conhecimento a gente esquece qualquer coisa QUE sabia antes. Consequentemente, é da maior importância não ter fatos inúteis ocupando o espaço dos úteis.”

Questão:

No texto temos cinco ocorrências destacadas do pronome relativo que;a alternativa em que o antecedente desse pronome está ERRADAMENTE indicado é:

Resposta errada
a)

"“...QUE você deve mobiliar...”" -– um sótão vazio;

Resposta correta
b)

"“...QUE leva para o sótão da sua cabeça...”" -– um trabalhador de talento;

Resposta errada
c)

"“...QUE possam ajudar o seu trabalho...”" -– instrumentos;

Resposta errada
d)

"“...em QUE para cada nova entrada...”" –- momento;

Resposta errada
e)

"“...QUE sabia antes.”" –- qualquer coisa.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.