ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Ministério Público Estadual - Acre - Promotor de Justiça Substituto - CESPE - UnB - 2014 - Prova Objetiva


Questão:

Com base nos conceitos e características referentes à prescrição, assinale a opção correta.

(Questão anulada)
a)

Não corre a prescrição contra os incapazes, bastando, para os menores, a averiguação da idade; para os demais, é necessário processo próprio de interdição por meio do qual se declare tal fato.

b)

A interrupção da prescrição somente poderá ocorrer uma vez, recomeçando o respectivo prazo a correr a partir da data do ato de interrupção ou do último ato do processo de interrupção.

c)

Além do titular do direito, todo aquele que tiver interesse, moral ou material, poderá promover a interrupção da prescrição.

d)

A renúncia à prescrição pode ser expressa ou tácita e ocorrer mesmo antes de a prescrição se consumar

e)

É lícito às partes, de comum acordo, estender ou reduzir os prazos prescricionais, bem como criar motivos de interrupção e suspensão desses prazos.

Comentários

- 26/11/2014 / 13:52

infelizmente vou ter de discordar do colega. porque a questão apresenta duas resposta corretas. tanto a letra B, quanto a letra C. tanto é verdade que no gabarito oficial do CESPE/UNB houve a anulação desta resposta. confira o gabarito: http://www.cespe.unb.br/concursos/MPE_AC_13/arquivos/Gab_definitivo_MPEAC14_001_01.PDF

é que a letra B, está de acordo com o art. 202 c/c paragrafo unico do 202 (cc/02). art. 202. a interrupção da prescrição que somente poderá ocorrer uma vez, dar-se-a: (...) paragrafo único: A prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu ou do último ato do proceso para interromper.

abracos.

paulo Santarelli

robsonns - 29/03/2014 / 15:03

Letra C.

"Para Maria Helena Diniz, qualquer interessado pode pedir a interrupção prescricional, com exceção dos incapazes descritos no artigo 3º do Código Civil e terceiro com legítimo interesse econômico ou moral."

Disponível em <http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=10854>

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.