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Comentários / TRT - 9.ª Região - Técnico Judiciário - Administrativa - Tecnologia da Informação - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2010 - Prova Objetiva


Almanaque de Cultura Popular

Em 1997, as obras da usina hidrelétrica de Salto Caxias, no Paraná, revelaram material inusitado. Encravadas na terra, havia gravuras indígenas em baixo-relevo que retratavam o movimento dos corpos celestes, provavelmente utilizadas para caça, pesca e agricultura. A descoberta chamou a atenção de especialistas e remeteu a estudos realizados em solo brasileiro séculos antes. "Há grandes semelhanças entre o sistema astronômico utilizado hoje pelos guaranis do sul do Brasil e as medições dos tupinambás do Maranhão, descritas pelo missionário Claude d'Abbeville em 1612", diz Germano Afonso, especialista em etnoastronomia e pesquisador da Universidade Federal do Paraná. "Isso ocorre apesar das diferenças linguísticas, da distância geográfica e dos quase 400 anos que os separam no tempo." Claude d'Abbeville, monge capuchinho francês, esteve no Brasil no século XVII em missões de evangelização junto a aldeias indígenas do Maranhão. Seu relato, considerado uma das mais importantes fontes de informação sobre a etnia tupi, trazia uma novidade para a época: a relação de aproximadamente 30 estrelas e constelações utilizadas pelos índios para atividades de plantio, pesca, caça e rituais religiosos. As semelhanças entre os conhecimentos dos índios coloniais e os das aldeias atuais motivaram novas pesquisas junto a etnias indígenas de todo o país. "É possível que as tribos se utilizem desse conhecimento desde que deixaram de ser nômades, como forma de entender as flutuações sazonais de clima para sua subsistência”, diz Afonso. As atividades das tribos indígenas guiam-se geralmente por dois tipos principais de constelações. Há aquelas relacionadas ao clima, à fauna, e à flora do lugar, conhecidas por toda a comunidade, e outras, relacionadas aos espíritos indígenas, mais difíceis de visualizar e conhecidas normalmente apenas pelos pajés. No firmamento, encontram mais do que orientação sobre marés e estações do ano: veem um retrato do mundo terrestre. Na estrada esbranquiçada da Via Láctea, tribos encontram o principal ponto de referência para as medições celestes. Chamam-na Tapi'i rapé (Caminho da Anta), devido à posição das constelações que a formam. Se para medir fenômenos climáticos as referências são animais terrestres, quando se trata do sagrado a região recebe o nome de Morada dos Deuses. Ali, próxima à constelação do Cisne, está a mancha escura que simboliza Nhanderu, o deus maior guarani. Sentado em um banco, segurando o Sol e a Lua, ele aparece todos os anos para anunciar a primavera.

(Juliana Winkel. Brasil. Almanaque de cultura popular. São Paulo: Andreato comunicação & cultura, ano 9, n. 97, maio de 2007, pp. 18-19, com adaptações)

Questão:

De acordo com o texto, é correto o concluir: 

Resposta errada
a)

o material inusitado descoberto no Paraná consistia em gravuras criadas no século XVII pelos índios tupinambás. 

Resposta errada
b)

ainda não se encontram em território brasileiro informações mais exatas a respeito dos conhecimentos indígenas sobre astronomia. 

Resposta errada
c)

algumas tribos indígenas, por serem nômades, não conseguiram desenvolver conhecimentos mais profundos sobre astronomia. 

Resposta correta
d)

o último parágrafo expõe claramente a mitologia dos índios guaranis, com uma interpretação peculiar da visão do espaço celeste. 

Resposta errada
e)

no 4º parágrafo ficam evidentes as diferenças de classe social entre os índios, diferenças que vêm desde os tempos coloniais.

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