ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Tribunal Regional Federal - 3.ª Região - Analista Judiciário - Judiciária - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2014 - Prova Objetiva - Tipo 001


Uma História da Leitura

Atenção: Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.

A guerra dos dez anos começou quando um fazendeiro cubano, Carlos Manuel de Céspedes, e duzentos homens mal armados tomaram a cidade de Santiago e proclamaram a independência do país em relação à metrópole espanhola. Mas a Espanha reagiu. Quatro anos depois, Céspedes foi deposto por um tribunal cubano e, em março de 1874, foi capturado e fuzilado por soldados espanhóis.

Entrementes, ansioso por derrubar medidas espanholas de restrição ao comércio, o governo americano apoiara abertamente os revolucionários e Nova York, Nova Orleans e Key West tinham aberto seus portos a milhares de cubanos em fuga. Em poucos anos Key West transformou-se de uma pequena vila de pescadores numa importante comunidade produtora de charutos. Despontava a nova capital mundial do Havana.

Os trabalhadores que imigraram para os Estados Unidos levaram com eles a instituição do “lector”. Uma ilustração da revista Practical Magazine mostra um desses leitores sentado de pernas cruzadas, óculos e chapéu de abas largas, um livro nas mãos, enquanto uma fileira de trabalhadores enrolam charutos com o que parece ser uma atenção enlevada.

O material dessas leituras em voz alta, decidido de antemão pelos operários (que pagavam o “lector” do próprio salário), ia de histórias e tratados políticos a romances e coleções de poesia. Tinham seus prediletos: O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, por exemplo, tornou-se uma escolha tão popular que um grupo de trabalhadores escreveu ao autor pouco antes da morte dele, em 1870, pedindo-lhe que cedesse o nome de seu herói para um charuto; Dumas consentiu.

Segundo Mário Sanchez, um pintor de Key West, as leituras decorriam em silêncio concentrado e não eram permitidos comentários ou questões antes do final da sessão.

(Adaptado de: MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Trad.

Pedro Maia Soares. São Paulo, Cia das Letras, 1996, p. 134-136)

Questão:

Sem que se faça nenhuma outra alteração na frase, mantêm- se o sentido original do texto e a correção gramatical ao se substituir

Resposta errada
a)

enlevada por “espontânea”, no segmento com o que parece ser uma atenção enlevada. (3.º parágrafo)

Resposta errada
b)

quando por “à medida que”, no segmento A guerra dos dez anos começou quando um fazendeiro cubano ... (1.º parágrafo)

Resposta correta
c)

de antemão por “com antecedência”, no segmento (decidido de antemão pelos operários. (4.º parágrafo)

Resposta errada
d)

Tinham por “Os leitores possuíam”, no segmento Tinham seus prediletos. (4.º parágrafo)

Resposta errada
e)

ansioso por “vultoso”, no segmento ansioso por derrubar medidas espanholas de restrição ao comércio. (2.º parágrafo)

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.