ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Tribunal Regional Federal - 3.ª Região - Analista Judiciário - Judiciária - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2014 - Prova Objetiva - Tipo 001


Uma História da Leitura

Atenção: Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.

A guerra dos dez anos começou quando um fazendeiro cubano, Carlos Manuel de Céspedes, e duzentos homens mal armados tomaram a cidade de Santiago e proclamaram a independência do país em relação à metrópole espanhola. Mas a Espanha reagiu. Quatro anos depois, Céspedes foi deposto por um tribunal cubano e, em março de 1874, foi capturado e fuzilado por soldados espanhóis.

Entrementes, ansioso por derrubar medidas espanholas de restrição ao comércio, o governo americano apoiara abertamente os revolucionários e Nova York, Nova Orleans e Key West tinham aberto seus portos a milhares de cubanos em fuga. Em poucos anos Key West transformou-se de uma pequena vila de pescadores numa importante comunidade produtora de charutos. Despontava a nova capital mundial do Havana.

Os trabalhadores que imigraram para os Estados Unidos levaram com eles a instituição do “lector”. Uma ilustração da revista Practical Magazine mostra um desses leitores sentado de pernas cruzadas, óculos e chapéu de abas largas, um livro nas mãos, enquanto uma fileira de trabalhadores enrolam charutos com o que parece ser uma atenção enlevada.

O material dessas leituras em voz alta, decidido de antemão pelos operários (que pagavam o “lector” do próprio salário), ia de histórias e tratados políticos a romances e coleções de poesia. Tinham seus prediletos: O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, por exemplo, tornou-se uma escolha tão popular que um grupo de trabalhadores escreveu ao autor pouco antes da morte dele, em 1870, pedindo-lhe que cedesse o nome de seu herói para um charuto; Dumas consentiu.

Segundo Mário Sanchez, um pintor de Key West, as leituras decorriam em silêncio concentrado e não eram permitidos comentários ou questões antes do final da sessão.

(Adaptado de: MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Trad.

Pedro Maia Soares. São Paulo, Cia das Letras, 1996, p. 134-136)

Questão:

Sem prejuízo para o sentido original e a correção gramatical,

Resposta correta
a)

uma vírgula pode ser inserida imediatamente após “revolucionários”, no segmento... o governo americano apoiara abertamente os revolucionários e Nova York, Nova Orleans e Key West tinham aberto seus portos a milhares de cubanos em fuga. (2.º parágrafo)

Resposta errada
b)

o segmento ... que imigraram para os Estados Unidos... (3.º parágrafo) pode ser isolado por vírgulas.

Resposta errada
c)

uma vírgula pode ser inserida imediatamente após “leituras”, no segmento o material dessas leituras em voz alta, decidido..., contanto que se suprima a vírgula colocada imediatamente após “alta” (4.º parágrafo).

Resposta errada
d)

a vírgula colocada imediatamente após os parênteses que isolam o segmento ... que pagavam o “lector” do próprio salário (4.º parágrafo), pode ser suprimida.

Resposta errada
e)

a vírgula colocada imediatamente após Céspedes, no segmento ... Carlos Manuel de Céspedes, e duzentos homens mal armados... (1.º parágrafo) pode ser suprimida.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.