ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / IMESC - Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo - Vunesp - 2013 - Prova Genérica - Questões 26 a 30 - Ref. Executivo Público (Genérica)


E você, é da classe média?

Leia o texto para responder à(s) questão(ões) a seguir.

“A classe mais importante em qualquer comunidade é a classe média, os homens de vida módica, que vivem à base de milhares de dólares por ano ou perto disso”, escreveu Walt Whitman na metade do século XIX. Whitman era jornalista e também poeta, e por esse ofício entrou para a história. Naquele ano de 1858, em que percebeu a relevância da classe média, o jornalista Whitman deu um furo. Percebia que o destino do país estava atrelado definitivamente àquela grande parcela da população com renda alta o bastante para se educar, criticar, influenciar e recusar trocar seu voto por benesses populistas. Ao mesmo tempo, essa parcela da população, bem diferente dos ricos, dependia do próprio trabalho e não podia ignorar crises e trapalhadas econômicas de governos incompetentes. Whitman entendeu o conceito, mas não chegou nem perto de definir, precisamente, que habitantes dos Estados Unidos formavam a classe média. Não foi culpa dele. Essa conceituação continua, até hoje, a confundir. E, quando é usada por governos, serve para dourar a realidade.

Por não haver uma definição indiscutível desse grupo, governantes tendem a adotar ou a criar as que melhor se adaptem a sua conveniência. Classificar vastos contingentes da população como de “classe média”, em vez de “pobres”, faz qualquer governo parecer mais eficaz. A prática leva a contradições evidentes.

(Rafael Ciscati e Marcos Coronato, “E você, é da classe média?” Época, 22.07.2013. Adaptado)

Questão:

Há linguagem figurada na seguinte passagem do texto:

Resposta errada
a)

… que vivem à base de milhares de dólares por ano…

Resposta errada
b)

Whitman era jornalista e também poeta…

Resposta errada
c)

… com renda alta o bastante para se educar, criticar, influenciar…

Resposta errada
d)

… que habitantes dos Estados Unidos formavam a classe média.

Resposta correta
e)

E, quando é usada por governos, serve para dourar a realidade.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.