ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Exames OAB - FGV - Fundação Getúlio Vargas - 2011 - Prova Objetiva - Exame 2010.3


Questão:

A revogação da licitação pressupõe:

Resposta errada
a)

mero juízo de conveniência e oportunidade da Administração, podendo se dar a qualquer tempo.

Resposta errada
b)

mero juízo de conveniência e oportunidade da Administração, podendo ocorrer até antes da assinatura do contrato.

Resposta errada
c)

prévia, integral e justa indenização, podendo, por isso, se dar por qualquer motivo e a qualquer tempo.

Resposta correta
d)

razões de interesse público decorrentes de fato superveniente, devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar essa conduta.

Comentários

FHOVINHA - 03/05/2011 / 11:07

a regra geral para a administração pública é que a revogação dos atos administrativos se dê por conveniência e oportunidade, com base no poder da autotutela, e só pode ser exercido pelo poder executivo, por seus critérios discricionários. Como o ato não possui qualquer vício, a revogação só produz efeitos "ex tunc".

Porém a revogação das licitações sofre restrições e só ocorre em 2 hipóteses:
1)"A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado" (art. 49).
2)Art. 64. A Administração convocará regularmente o interessado para assinar o termo de contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo e condições estabelecidos, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 desta Lei.

§ 2o É facultado à Administração, quando o convocado não assinar o termo de contrato ou não aceitar ou retirar o instrumento equivalente no prazo e condições estabelecidos, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços atualizados de conformidade com o ato convocatório, ou revogar a licitação independentemente da cominação prevista no art. 81 desta Lei.

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.