ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - Técnico de Laboratório - Biologia - UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - 2019


Questão:

Sobre a preservação de materiais biológicos a longo prazo, assinale a alternativa correta.

Resposta correta
a) A criopreservação compreende a manutenção de materiais a temperaturas baixas (de -20 °C a -80 °C em freezers) e ultrabaixas (de -150 °C a -196 °C em contêineres de nitrogênio líquido).
Resposta errada
b) A repicagem contínua ou periódica de células ou micro-organismos promove a manutenção constante de estoque desses materiais biológicos, garantindo a longevidade das amostras.
Resposta errada
c) O congelamento com temperaturas até -4 °C é amplamente utilizado e é muito eficaz, sendo esse método, apesar de oneroso, utilizado em qualquer material biológico.
Resposta errada
d) A liofilização consiste na manutenção de amostras de material biológico imersas em água ultrapura (Milli-Q) em locais com luz infravermelha por aproximadamente 24 horas. Após esse período, as amostras ficam preservadas por até dois anos em temperatura ambiente.
Resposta errada
e) O óleo mineral é muito utilizado na preservação de amostras de vegetais. As células de tecidos animais também podem ser preservadas assim, entretanto, na hora de utilizá-las novamente, devem ser lavadas em uma solução de hipoclorito de sódio.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.