ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / UFU-MG (Universidade Federal de Uberlândia) - Assistente Administrativo - UFU-MG (Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais) - 2019


Texto V

Questão:

Considerando o emprego dos verbos no texto apresentado, assinale a alternativa correta.




Resposta errada
a)

No trecho “Sempre tive cachorros, mas, como tinha filhos, eles ocupavam um lugar secundário no ranking amoroso da família e dormiam fora de casa", o emprego dos verbos “tive" e “tinha" mostra que o locutor, no tempo presente, tem cachorros, mas não tem filhos.

Resposta correta
b)

Os verbos no pretérito perfeito indicam uma ação acabada, mas, no trecho “Os filhos cresceram, a família mudou, os netos nasceram e os cachorros continuaram", a sequência verbal de verbos conjugados no pretérito perfeito tem um efeito de descrição de um estado presente.

Resposta errada
c) No trecho “A relação com os animais também estabelece um vínculo afetivo forte [...]”, o verbo conjugado no presente do Indicativo indica uma ação que ocorre no mesmo momento que o locutor a enuncia.
Resposta errada
d)

No trecho “E eu juro, que se ele falar, não vou me espantar, vou responder", os verbos “falar", “espantar" e “responder" estão no infinitivo e, por isso, não indicam nem presente, nem futuro.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.