ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Professor EBTT - Libras - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019


Questão:

Sobre os fatos na história da educação de surdos, é correto afirmar que

Resposta correta
a) de acordo com o Decreto 5.626/05, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras.
Resposta errada
b) de acordo com a Lei 10.436, de 2002, é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras, comunicação total e outros recursos de expressão a ela associados.
Resposta errada
c) o monge beneditino Pedro Ponce de Leon (1510-1584) estabeleceu, na Itália, a primeira escola para surdos em um monastério de Valladolid e inicialmente ensinava a leitura labial e o oralismo aos dois irmãos surdos.
Resposta errada
d) a primeira escola para surdos foi fundada em 1892, no estado de Minas Gerais, com o nome de Imperial Instituto dos SurdosMudos, e em 1957 houve a substituição da palavra “mudo” pela palavra “educação” e a escola passou a ser chamada de Instituto Nacional de Educação de Surdos– INES.
Resposta errada
e) o congresso de Milão (1980) foi uma grande vitória para a comunidade surda, que aceitou o ensino de língua de sinais em várias instituições no mundo, tornando se um grande avanço.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.