ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Prefeitura de Florianópolis - SC (Prefeitura Municipal de Florianópolis) - Assistente Administrativo - FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos) - 2019


Questão:

Assinale a alternativa correta.

Resposta errada
a) Em: “Nas casas em que servia ao jantar”, o verbo “servir” é transitivo direto. Tem o significado de servir as pessoas na hora do jantar
Resposta errada
b) Em: “Eu aspiro o pó da tua ganância e tu aspiras à posição mais alta da empresa”, a regência do verbo “aspirar” está correta, já que ambos os objetos são diretos.
Resposta errada
c) O verbo preferir pede dois complementos. Exemplo disso é a frase: “Ela preferia mais doces do que salgados, já que era uma glutona.” Os complementos, neste caso, são: “doces” e “salgados”. Está, pois, correta a regência verbal na frase.
Resposta errada
d) Analise as frases: “Quero um lugar à mesa” e “Quero bem a você”. Nessas frases o verbo “querer” apresenta, em ambas as frases, objeto indireto, a saber: “à mesa” e “a você”. Pode-se dizer, então, que nesse contexto esse verbo é transitivo indireto.
Resposta correta
e) Observe: “Avisei a ele que teremos uma reunião social, ou como dizem os franceses, um “soirée.” Nessa frase, a regência do verbo “avisar” está correta, pois nesse contexto ele pede dois complementos: um indireto e outro direto, respectivamente.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.