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Comentários / Tribunal de Justiça - Mato Grosso do Sul - Juiz de Direito Substituto - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2010 - Prova Objetiva


As Máscaras da Civilização


1    Longe de mim a convicção de que a palavra arcaica
      diz a verdade, e de que a nós cabe a ela retornar -
      armados dos novos meios da exegese - para descobrir
      os segredos permanentes do "coração humano", da
5    "natureza humana", do "estar-no-mundo". Por haver
      enunciado um primeiro sistema de representação -
      mais simples, mais vigoroso -, a palavra arcaica não
      tem outro privilégio, na minha opinião, se não o de ter
      sido a primeira a aparecer, e de ter por vezes imposto
10  às eras consecutivas conservá-la na memória
      (consciente ou inconscientemente), para a repetir,
      transpor ou contradizer. O valor etimológico que se tem
      o direito de atribuir à palavra arcaica não implica mais
      do que uma relação de derivação: para atribuir-lhe uma
15  autoridade superior, seria preciso admitir, por princípio,
      que tudo que foi anunciado no começo conservou a
      mais alta validade possível. O que foi proferido,
      imaginado, narrado na mais distante profundeza
      temporal a que possamos remontar não faz parte, por
20  isso, das bases mais "profundas" do indivíduo. [...]
      No entanto, a imagem do passado conservado é
      sedutora. Essa imagem não cessou de nos manter sob
      seu encanto. Para justificá-la, é comum tomar de
      empréstimo à biologia a noção de herança filogenética.
25  Conhece-se o uso que dela fez Freud, com a ideia do
      "fantasma originário" etc. Mitos e arquétipos reclamam o
      mesmo estatuto: sua antecedência, na ordem genética,
      parece dever assegurar-lhes uma posição e uma função
      centrais, na ordem estrutural. Respeitamo-los como se,
30  por pertencer ao passado da espécie, adquirissem
      títulos suficientes para constituir a interioridade (o
      dentro do indivíduo). Quem quer que, a partir daí, se
      pusesse à escuta da palavra arcaica, empreenderia
      uma viagem para dentro, orientar-se-ia para esse lugar
35  nuclear de si próprio em que perdura e persiste a
      origem... Pensamento sedutor, e cuja sedução está
      ligada a um postulado que escapa a toda
      demonstração: esse postulado é o do caráter universal
      e pregnante da palavra arcaica (ou do acontecimento
40  arcaico). Na falta do que não se compreenderia que sua
      herança tenha podido inscrever-se posteriormente em
      todos os indivíduos. [...]

(Jean Starobinski. À guisa de epílogo: "Odeio como as portas do Hades...". In As máscaras da civilização:
ensaios. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 261-262)

Questão:

Considerado o segundo parágrafo, é correto afirmar:

Resposta errada
a)

Em Na falta do que (linha 40), o termo destacado pertence à mesma classe de palavra a que pertence o que se destaca em "Há um quê difícil de definir nessa sua versão do fato".

Resposta errada
b)

O primeiro e o segundo períodos exemplificam caso de redundância que deve ser evitada, pois o segundo, meramente descritivo do já dito, não representa nenhum acréscimo ao desenvolvimento da argumentação.

Resposta correta
c)

A frase introduzida por No entanto (linha 21) denota raciocínio que se contrapõe a inferência que argumentos anteriores propiciam; comprova-se essa ideia pela pertinência da substituição do conector por "Ainda assim".

Resposta errada
d)

O emprego das formas verbais pusesse, empreenderia, orientar-se-ia (linhas 33 e 34), impondo uma natureza hipotética às ideias enunciadas no período, contamina o parágrafo, impedindo que outros fatos neste referidos sejam tomados em sua certeza.

Resposta errada
e)

A forma verbal tenha podido (linha 41) foi empregada para exprimir fato considerado como certo no futuro.

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