ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) - Técnico de Informática Júnior - IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) - 2019


Texto II

 

Trecho I :Ai, Meu Deus, que saudade da Amélia/ Aquilo sim é que era mulher/ Às vezes passava fome ao meu lado/ E achava bonito não ter o que comer/ Quando me via contrariado/ Dizia: "Meu filho, o que se há de fazer!"/ Amélia não tinha a menor vaidade/ Amélia é que era mulher de verdade. (Ataulfo Alves) (Fonte: Letras.mus)

Trecho II : Me deram um palco e eu vou cantar/ Canto pela tia queé silenciada/ Dizem que só a pia é seu lugar / Pela mina que é de quebrada/ Que é violentada e não pode estudar (...) Dona de casa limpa, lava e passa/ Mas fora do lar não pode trabalhar/ Não precisa ser Amélia pra ser de verdade/ Cê tem a liberdade pra ser quem você quiser/. (Bia Ferreira)

Questão:

Leia com atenção o trecho da canção “Ai, que saudades de Amélia” (trecho I) e, de acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

Resposta errada
a) Quando o eu-lírico afirma que “às vezes” Amélia passava fome ao seu lado, ele deixa implícito que ela só via beleza na miséria compartilhada apenas porque essa privação não era constante, era eventual.
Resposta errada
b) Ao afirmar “Aquilo sim que era mulher”, o uso do pronome demonstrativo “aquilo” revela um problema de concordância nominal, já que é um pronome masculino que concorda com o termo “mulher”, que é um substantivo feminino.
Resposta correta
c) A falta de vaidade feminina é vista como qualidade positiva pelo eu-lírico.
Resposta errada
d) A oração “Quando me via contrariado” estabelece uma relação adversativa com a oração seguinte.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.