ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / CFM (Conselho Federal de Medicina) - Assistente de Tecnologia da Informação - IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) - 2018


Texto VI

Questão:

Acerca das relações de concordância e de regência estabelecidas no texto, assinale a alternativa que apresenta a análise correta.

Resposta errada
a)

O verbo haver, encontrado na linha 1, só permanece no singular por apresentar significação temporal, visto que, no respectivo valor existencial, precisa concordar com o sujeito da frase.

Resposta errada
b)

O trecho “a tendência de queda na incidência da infecção" (linhas 3 e 4) pode ser reescrito corretamente em a tendência de queda à incidência da infecção, uma vez que a regência do nome “incidência" aceita a preposição “a".

Resposta errada
c)

No trecho “somente a cidade de São Paulo contabilizou 694 casos" (linhas 5 e 6), o verbo contabilizar poderia concordar corretamente com a expressão “694 casos", pois há ambiguidade quanto ao sujeito da oração.

Resposta errada
d)

No trecho “o aumento nos casos da doença, que ataca o fígado" (linhas 10 e 11), o verbo atacar deve ser flexionado no plural, por concordar com “casos".

Resposta correta
e)

No trecho “começou na Inglaterra" (linha 14), a concordância do verbo se dá com a ideia de registrar alguma coisa, apresentada no período anterior, justificando, assim, o uso do singular na conjugação.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.