ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / ARCON (PA) (Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará) - Auxiliar de Regulação - IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) - 2018


Texto II

Questão:

Considerando as relações sintáticas que envolvem o texto e o emprego dos sinais de pontuação, assinale a alternativa correta.


Resposta errada
a)

O autor poderia substituir a redação “Um estado dentro d'água. É assim que muitos consideram o Pará, situado na Região Norte do País, área mais rica em mananciais de todo o Brasil." (linhas de 1 a 3) pela construção Situado na Região Norte do País, área mais rica em mananciais de todo o Brasil, muitos consideram o Pará da seguinte maneira. Um estado dentro d'água., pois o emprego do ponto entre enunciados é recomendado quando se quer introduzir um termo de valor explicativo.

Resposta errada
b)

O termo “situado na Região Norte do País" (linha 2) funciona como aposto, portanto poderia ser substituído corretamente pela oração subordinada adjetiva que está situado na Região Norte do País contanto que as vírgulas utilizadas para isolá-lo fossem excluídas.

Resposta errada
c) O adjunto adverbial “Hoje” (linha 3), por estar deslocado para o início da oração, explica a obrigatoriedade do uso da vírgula no período.
Resposta errada
d) O uso da vírgula estaria correto logo após o sujeito “73 dos 143 municípios” (linha 5).
Resposta correta
e)

O autor poderia substituir o trecho “De frente para a Europa, a meio caminho dos Estados Unidos e do Caribe," (linhas 9 e 10) pela redação Por estar de frente para a Europa e a meio caminho dos Estados Unidos e do Caribe, pois ela estaria totalmente correta quanto ao emprego da vírgula.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.