ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / TRT - 2ª REGIÃO (SP) (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região) - Analista Judiciário - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2018


Questão:

As transformações contemporâneas no mundo do trabalho, no Estado, nas políticas públicas, nos espaços ocupacionais e nas próprias profissões, sofreram e sofrem significativas alterações. Os processos de reestruturação produtiva e gerencial das empresas, a intensificação e desregulamentação do trabalho, a investida contra a organização dos trabalhadores, vêm trazendo a perda de direitos sociais conquistados historicamente, impulsionada pela reorganização do Estado, segundo pressupostos liberais. Assim, ao mesmo tempo em que

Resposta errada
a)

o Estado assume o papel de regulador das políticas sociais, pautando-as em concepções de universalidade, equidade e redistributividade, concretiza-se o ideário de transformação e emancipação na sociedade.

Resposta errada
b)

as contrarreformas liberais se sucedem, traduzidas pela redução do protecionismo comercial, reafirma-se a importância da redução da pobreza para por fim a desigualdade social.

Resposta correta
c)

o mercado é instituído como polo regulador da vida social e afirmam-se políticas concentradoras de renda, de poder e da propriedade territorial capitalista, a sociedade é envolvida por um vasto empreendimento ideológico conservador.

Resposta errada
d)

os organismos multilaterais vêm interferindo no cenário ideológico mundial com suas estratégias de mercantilização, a sociedade promove a resistência e o embate crítico ao sistema capitalista.

Resposta errada
e)

a realidade social traz consigo situações carregadas de dimensões universais e histórico-particulares, a concretude do projeto profissional não depende da leitura dessa realidade.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.