ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Prefeitura de Fazenda Rio Grande - PR (Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande) - Nutricionista - PUC - PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) - 2018


Questão:

Observe a figura abaixo.

Considere a linguagem verbal e não verbal utilizada pelo autor dessa peça publicitária. Sobre os mecanismos linguísticos empregados, assinale a alternativa CORRETA.

Resposta correta
a)

Em “É de quem os abandonou”, o leitor consegue recuperar, por elipse, o termo “a culpa” do período anterior para ocupar a posição de sujeito.

Resposta errada
b)

Todas as formas verbais do anúncio têm a função de ligar o sujeito a um predicativo, termo sintático responsá-vel pela caracterização do sujeito.

Resposta errada
c)

Os sujeitos das seis orações escritas nas placas são determinados e explícitos e referem-se à terceira pessoa do singular, ou seja, a elementos fora da interlocução.

Resposta errada
d)

No texto à direita, os pronomes “deles”, “quem” e “os” apresentam o mesmo referente, que pode ser compre-endido pela linguagem não verbal presente na campanha.

Resposta errada
e)

As seis orações escritas nas placas têm sujeito desinencial de primeira pessoa do singular, o que torna a linguagem não verbal imprescindível para definir o referente.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.