ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - Técnico Administrativo - Apoio Administrativo - CESGRANRIO - 2008 - Prova Objetiva


Revista Horizonte Geográfico

  “Dizia pro pesssoal a previsão, mas sem dá a notícia à imprensa nem coisa nem nada, dava a notícia para um vizinho: ‘Fulano, vai chover, assim, assim, assim’...às pessoas amigas eu dizia. Mas quando se surgiu, uma vez o cientista botou no jornal, parece que foi 97, que era seco, descobriram por aí que eu sabia. o jornalista me chamou: ‘Rapaz, ouvi dizer por que você sabe até o dia que chove. Você pode me dizer?’ ‘Rapaz, eu não gosto de dizer não, mas pra você é a primeira vez que eu vou dizer’. ‘Tem inverno?’ ‘Tem. Dia 20 de janeiro começa a chover’.

Entrevista de Chico Mariano à Revista Horizonte Geográfico, p.6

Questão:

Qual o texto que reescreve adequadamente o trecho, respeitando a ordem de aparecimento das informações, sem omissão nem acréscimo de nenhuma, e que está de acordo com a norma culta da língua?

Resposta correta
a)

Chico informava somente às pessoas amigas a previsão do tempo. Por meio da informação de um cientista, publicada em ano seco, a mídia tomou conhecimento da habilidade de Chico. Instado a informar sobre a possibilidade de chuva, Chico respondeu, pormenorizando a data do início da chuva.

Resposta errada
b)

Chico não gostava de contar a previsão do tempo para ninguém. Mas, um cientista que o conhecia informou à imprensa sobre a habilidade do sertanejo. Diante da curiosidade do jornalista que o procurou em 97, Chico revelou até a data da primeira chuva.

Resposta errada
c)

Apesar de Chico só dividir com seus amigos a previsão de tempo que fazia com base em dados da natureza, um cientista deu uma entrevista contando o que ocorria. Com o conhecimento do fato, a imprensa, no ano de 97, procurou o sertanejo.

Resposta errada
d)

O sertanejo partilhava somente com os vizinhos seus conhecimentos sobre as possibilidades de chover. Quando o cientista descobriu, foi ao seu encontro. Já que o ano em que se encontravam era de seca, ele quis saber se choveria. Chico, com precisão, informou até o dia.

Resposta errada
e)

A imprensa descobriu que o sertanejo Chico podia prever o tempo. Como o ano de 97 era particularmente seco, o jornalista perguntou-lhe da possibilidade da chuva. Chico respondeu, sem medo de errar, que o inverno no sertão começaria no dia 20 de janeiro.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.