ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - Técnico Administrativo - Apoio Administrativo - CESGRANRIO - 2008 - Prova Objetiva


Revista Horizonte Geográfico

  “Dizia pro pesssoal a previsão, mas sem dá a notícia à imprensa nem coisa nem nada, dava a notícia para um vizinho: ‘Fulano, vai chover, assim, assim, assim’...às pessoas amigas eu dizia. Mas quando se surgiu, uma vez o cientista botou no jornal, parece que foi 97, que era seco, descobriram por aí que eu sabia. o jornalista me chamou: ‘Rapaz, ouvi dizer por que você sabe até o dia que chove. Você pode me dizer?’ ‘Rapaz, eu não gosto de dizer não, mas pra você é a primeira vez que eu vou dizer’. ‘Tem inverno?’ ‘Tem. Dia 20 de janeiro começa a chover’.

Entrevista de Chico Mariano à Revista Horizonte Geográfico, p.6

Questão:

Releia o fragmento a seguir.

"Mas quando se surgiu, uma vez o cientista botou no jornal, parece que foi 97, que era seco, descobriram por que eu sabia. o jornalista me chamou: 'Rapaz, ouvi dizer por que você sabe até o dia que chove.' "

O trecho que reescreve adequadamente o extrato, substituindo o uso popular da palavra por vocábulos ou recursos linguísticos que explicitem as relações pretendidas pelo autor, sem alteração de sentido, é:

Resposta correta
a)

"...seco. Em decorrência desse fato, descobriram, por meio da notícia, que eu sabia. Então, o jornalista ... : 'Rapaz, ouvi dizerem que você sabe'...".

Resposta errada
b)

"...seco. Assim, descobriram deste modo, que eu sabia. o jornalista... 'Rapaz, ouviram dizer que você sabe'...".

Resposta errada
c)

"...seco. Descobriram , portanto, que eu sabia. Em consequência, o jornalista...: 'Rapaz, ouvi dizer no jornal que você sabe'...".

Resposta errada
d)

"...seco. Só deste jeito, descobriram por todo canto que eu sabia. Assim sendo, o jornalista.... : 'Rapaz, diz-se que você sabe'...".

Resposta errada
e)

"... seco. Agora, descobriram, então, que eu sabia. Por isso, o jornalista...: 'Rapaz, pessoas dizem que você sabe'...".

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.