ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) - Oficial de Manutenção - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2018


Questão:

Os elementos sensores são componentes essenciais da automação industrial, pois fazem parte integrante da maioria absoluta dos instrumentos de medição, os quais convertem a variável física de entrada para a forma adequada ao sistema de medição em questão. Dentro deste contexto, assinale a alternativa que melhor se adequa à realidade dos sensores citados.

Resposta errada
a) O funcionamento dos sensores por ultrassom baseia-se na emissão de ondas sonoras que refletem em superfícies sólidas próximas e retornam ao sensor. Tais sensores podem medir distâncias relativamente longas, são indicados para detectar objetos de qualquer tipo de natureza e tamanho de sua área (área do alvo), não apresentando problemas de reflexões.
Resposta errada
b) Os sensores tipo contatos possuem como vantagens operarem com correntes relativamente altas, imunidade à interferência externa, baixo custo, baixo desgaste e possuem respostas rápidas, quando comparados à demais sensores, como, por exemplo, ópticos.
Resposta errada
c) Os sensores capacitivos possuem como elemento sensor um capacitor cuja capacitância varia com a aproximação de materiais exclusivamente metálicos: aço, alumínio, cobre, dentre outros. Possui pior seletividade de alvo, quando comparado ao sensor indutivo.
Resposta errada
d) Os sensores ópticos normalmente emitem um feixe de luz (por exemplo infravermelho) e detectam as alterações da intensidade de luz recebida. Possuem rápida resposta na detecção e podem ser aplicados em ambientes com alto índice de sujeira, mas não podem operar em ambientes que possam proporcionar interferência por iluminação externa ao sensor.
Resposta correta
e) Os sensores indutivos são capazes de detectar a aproximação de peças metálicas, sem que haja contato físico entre o acionador e o sensor. São resistentes a ambientes severos e possuem longa durabilidade. Como desvantagens, possuem distância limitada para detecção e são sensíveis às interferências eletromagnéticas.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.