ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Prefeitura de Serra Branca - PB (Prefeitura Municipal de Serra Branca) - Agente de Saúde - CPCON (Comissão Permanente de Concurso) - 2018


Texto II

Texto I


          Como cozinheiro sempre me preocupou os diversos problemas no mundo que possuem total relação com minha profissão, e acredito que seja fundamental uma atenção especial de todas as pessoas. O problema do desperdício de alimentos não é novo, ocorre um aumento considerável a cada ano, e a tendência é sempre piorar devido à pequena mobilização para que essa situação seja contornada.
          Os números atuais sobre o desperdício de alimentos são de dois bilhões de toneladas sendo desperdiçadas, ou seja, metade de toda a comida produzida no mundo tem o lixo como o destino. Ao mesmo tempo em que tantos alimentos são desperdiçados, temos também o desperdício de água, terras cultiváveis, insumos agrícolas, tempo de trabalho e qualquer outra coisa usada na produção dos mesmos. A partir do momento em que tantos recursos estão sendo desperdiçados, o produtor também estará perdendo muito dinheiro.
         Após analisar essa situação atual do desperdício de alimentos, nos deparamos com um problema gravíssimo, a questão da fome do mundo. Enquanto o mundo joga fora 2 bilhões de toneladas de alimentos no lixo, 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo. Temos ao mesmo tempo, muita comida indo para o lixo, e muitas pessoas passando fome, comprovando que além de absolutamente tudo estar errado, é preciso fazer algo urgentemente. No mundo, a cada um minuto, cinco crianças morrem de desnutrição, e esses dados servem para
refletirmos.
          Existem uma série de maneiras em que se desperdiçam alimentos, e isso é desde o trabalho no campo, até o destino final que são os consumidores. A maior parte do desperdício hoje é durante o transporte e manuseio inadequado. Condições erradas de armazenamento e adoção de prazos de validade rigorosos também fazem parte disso. O consumidor também possui a sua parcela de culpa, principalmente pela preferência de produtos com formatos e cores especificas, e no desperdício no dia a dia em casa.
          A situação do desperdício está completamente descontrolada, tendo em vista que países ricos desperdiçam quase a mesma
quantidade de comida produzida em toda a África subsaariana. É normal em nossas vidas corridas e cheia de compromissos, esquecermo-nos desse detalhe, mas é mais do que preciso virar os olhos pra isso, e começar a fazer algo.
         Seja no transporte, no manuseio, no abastecimento, no armazenamento inadequado, ou nos simples desperdícios das pessoas, precisamos mudar em nome de tantas pessoas que passam fome diariamente, e morrem por causa da desnutrição.

Dados da ONU e da BBC.

Disponível em:> http://www.petitgastro.com.br/desperdicio-de-comida-fome-mundial-e-a-necessidade-de-mudancas/<. Data da consulta: 12/12/2017.

Questão:

Ainda de acordo com o texto I, o transporte e o manuseio inadequados de alimentos, as condições equivocadas de armazenamento, bem como a adoção de prazos de validade rigorosos, em relação ao problema do desperdício, caracterizam-se como

Resposta errada
a)

formas de combate

Resposta errada
b)

efeitos

Resposta errada
c)

negação

Resposta errada
d)

modelos

Resposta correta
e)

causas

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.