ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Prefeitura de João Pessoa - PB (Prefeitura Municipal de João Pessoa) - Farmacêutico - Instituto AOCP (Instituto AOCP) - 2018


Texto I

Questão:

Existe entre os Textos I e II uma variação na linguagem, variação linguística. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Resposta correta
a) Existe uma diferença de formalidade entre os textos. No caso, a variação se deu em função do contexto comunicativo, é, portanto, denominada variação diafásica.
Resposta errada
b) Com o passar do tempo, a linguagem muda, sofre transformações. No caso, a variação regional é visível no Texto II, em que os personagens utilizam redução de palavras, gíria e outros fenômenos que passaram a acontecer na atualidade, como o uso do "a gente” no lugar do pronome "nós”.
Resposta errada
c) No Texto II, como no Texto I, predominam as características típicas de língua falada (cara, ia voltar, né, a gente, tá, pior...). Apesar de serem gêneros textuais diferentes, não existe a variação diamésica.
Resposta errada
d) A variação entre os textos é regional, ou seja, diatópica. A variação linguística utilizada no Texto II é típica da região sul do Brasil.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.