ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / IF-SP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo) - Assistente em Administração - IF-SP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo) - 2018


Questão:

Sabe-se que o uso de pronomes de tratamento e locuções pronominais tem larga tradição na Língua Portuguesa. Esse uso é empregado nas comunicações oficiais com o sentido de distinção e respeito. Assim:

I. Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento “digníssimo" (DD) às autoridades como como Presidente da República, Presidentes do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional etc. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.

II. Fica dispensado o emprego do superlativo “ilustríssimo" para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento “Senhor".

III. “Doutor" não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham concluído curso de doutorado. IV. A forma “Vossa Excelência" é dirigida a uma pessoa com quem se fala. A forma “Sua Excelência" é dirigida a uma pessoa de quem se fala.

Ao ler as afirmações acima, assinale a alternativa correta:

Resposta errada
a) Apenas a afirmação I está correta
Resposta errada
b) As afirmações I e II estão incorretas
Resposta errada
c) As afirmações I, III, IV estão incorretas
Resposta correta
d) As afirmações I, II, III, IV estão corretas

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.