ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Prefeitura de Milagres - CE (Prefeitura Municipal de Milagres) - Enfermeiro - CEV-URCA (Comissão Executiva do Vestibular - Universidade Regional do Cariri) - 2018


Texto I

?A violência doméstica geralmente possuimotivação fútil. Alcoolismo, drogadiçãoe questões financeiras são fatoresexacerbadores, mas é o machismorevelado no sentimento cotidiano deposse que determina a maioria absolutade casos do tipo.?Ela estava de saíacurta, chegou em casa fora do horáriocombinado ou não havia feito a comidana hora certa. Estas são principaisafirmações dos agressores que vêemas mulheres como objetos de suapropriedade, e ainda tentam culpá-laspelo ocorrido. Tudo isso é fruto do maispuro machismo?, afirma a promotora.?

(Promotora Ana Lara Camargo deCastro atua em uma Vara especializadana defesa de mulheres vítimas deviolência. Publicado em -https://www.geledes.org.br - 05/07/2014)

Questão:

O G1- CE, de 19 de junho de 2018, noticiou o índice de julgamentos de ações de violência doméstica registradas no Tribunal de Justiça do Ceará. Sobre tal fato, é correto afirmar:

Resposta errada
a) Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) registrou o maior índice de atendimento de processos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher entre os tribunais do país em 2017. Segundo relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado nesta segunda-feira (19),
o órgão cearense julgou 17.257 processos da Lei Maria da Penha no ano passado.
Resposta errada
b) A taxa de atendimento à demanda no TJCE foi de 239% dos processos. Além disso, o órgão recebeu 7.224 novas ações judiciárias de violência contra mulher. Ou seja, a quantidade de decisões proferidas pelos juízes do estado foi mais do que o dobro de novos casos recebidos.
Resposta errada
c) Graças a ações positivas, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) registrou umabaixa significativa no atendimento de processos relacionados à Lei Maria da Penha. Segundo dados do Conselho
Nacional de Justiça (CNJ), divulgado nesta segunda feira, as ocorrências de violência doméstica servem de termômetro para o nível geral de violência.
Resposta correta
d) As alternativas A e B estão corretas;
Resposta errada
e) A, B e C não condizem com a realidade cearense.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.