ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) - Analista Judiciário - Serviço Social - TJ-PR (Tribunal de Justiça do Estado do Paraná) - 2017


Texto III

Questão:

Assinale a alternativa CORRETA sobre os mecanismos de coesão sublinhados no texto, levando em consideração as recomendações da norma-padrão da língua portuguesa.

Resposta errada
a) O pronome relativo “onde” pode ser substituído por no qual ou “aonde” sem incorreção gramatical ou alteração de sentido em relação ao período original.
Resposta errada
b) A locução conjuntiva “para que” veicula ideia de finalidade, motivo pelo qual poderia ser substituída sem alteração semântica ou incorreção gramatical por “afim de que”.
Resposta errada
c) O conectivo “nem” expressa sentido adversativo nas duas ocorrências em que aparece e, para fins de reforço, o expletivo “e” poderia ser usado antes dele em ambos os casos.
Resposta errada
d) A expressão “Apesar de” indica uma quebra de expectativa sobre o comportamento da garota e pode ser substituída, sem alteração sintática, por “Graças a”.
Resposta correta
e) As duas ocorrências de “porém” podem ser substituídas por “todavia”, mas, devido à estrutura sintática dos períodos originais, apenas a segunda poderia ceder lugar a “mas”.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.