ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) - Analista Judiciário - Serviço Social - TJ-PR (Tribunal de Justiça do Estado do Paraná) - 2017


Texto IV

Questão:

Em relação à estrutura da frase, aos seus constituintes e aos períodos complexos do texto anterior, é INCORRETO afirmar:

Resposta correta
a)

Na oração de abertura do artigo 3º, “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana", o verbo sublinhado é transitivo e o seu complemento é preposicionado. Quando o substituímos pelo verbo possuir , a regência verbal permanece a mesma.

Resposta errada
b)

No artigo 3º das Disposições Preliminares, a expressão “assegurando-se-lhes" é constituída do verbo assegurar-se e do respectivo complemento, o pronome lhes , que se refere “à criança e ao adolescente".

Resposta errada
c)

No parágrafo único do artigo 3º, nas expressões “raça, etnia ou cor" e “religião ou crença", a conjunção ou tem a função de relacionar termos equivalentes em sentido, indicando uma relação de alternativa, mas não indicando uma relação de exclusão.

Resposta errada
d) No parágrafo único do artigo 4º, emprega-se o paralelismo sintático para apresentar os quatro itens compreendidos pela garantia de prioridade, isto é, a redação de cada item é iniciada por um substantivo.
Resposta errada
e)

No artigo 4º, a conjunção e é empregada três vezes. Os constituintes unidos pela conjunção e , em cada contexto de uso, apresentam a mesma função sintática.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.