ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - Analista de Tecnologia da Informação - COVEST - COPSET - 2010 - Prova Objetiva


Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação

O ensino tradicional de língua portuguesa investiu, erroneamente, no conhecimento da descrição da língua, supondo que a partir desse conhecimento cada um de nós melhoraria seu desempenho no uso da língua. Na verdade, a escola agiu mais ou menos como se para aprender a usar um interruptor ou uma tomada elétrica fosse necessário saber como a força da água se transforma em energia e esta em claridade na lâmpada que acendemos.

Obviamente, há espaço para saber essas coisas todas e há aqueles que a elas se dedicaram e as sabem. Se precisar de uma informação, posso consultá-los. Mas o número de conhecimentos disponíveis na humanidade é imenso e muitas das tecnologias de que dispomos hoje nós sabemos usar, embora não saibamos como elas se produziram nem saibamos explicá-las.

Ninguém mais é capaz de dominar o conhecimento global disponível. Mas também não temos com as coisas uma relação mágica: sabemos que as coisas podem ser explicadas ou poderão ser explicadas um dia (há muito a saber sobre o mundo). Cada um de nós, em sua área profissional, tem conhecimentos e pode transmiti-los a outros, mas nenhum de nós imagina que todos queiram saber os conhecimentos que caracterizam a nossa profissão. É preciso saber usar eficientemente, e os conhecimentos suficientes para tanto já bastam. Ninguém precisa tornar-se especialista em tudo!

O conhecimento gramatical é, pois, um conhecimento necessário para aquele que se dedica ao estudo da língua e ao seu ensino, para que possa exercer dignamente seu ofício de construir situações adequadas para aquele que quer aprender a usar a língua, selecionando, inclusive, quais desses conhecimentos lhe são necessários. Mas não é um conhecimento, em seu todo, necessário para aquele que quer aprender a ler criticamente e a escrever exitosamente.

GERALDI, João W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e
divulgação
. Campinas, SP: Mercado de Letras, ALB,
1996. p.71-72. Excerto adaptado.

Questão:

É correto afirmar que o Texto 1 trata, primordialmente:

Resposta errada
a)

de como a escola deve ser responsável por nos repassar todos os conhecimentos disponíveis.

Resposta correta
b)

do espaço que o conhecimento gramatical deve ocupar no ensino de língua portuguesa.

Resposta errada
c)

da incapacidade humana para conseguir explicar todas as tecnologias disponíveis.

Resposta errada
d)

da necessidade de os profissionais do ensino serem especialistas em língua portuguesa.

Resposta errada
e)

 

da importância do conhecimento gramatical para quem pretende ser um bom leitor e escritor.

 

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.