ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Prefeitura Municipal - Natal - RN - Auditor do Tesouro Municipal - ESAF - 2008 - Prova Objetiva 1 - Conhecimentos Básicos


Questão:

Assinale a opção que apresenta um parágrafo argumentativamente coerente e textualmente coeso para ser inserido no espaço (......).

De 1950 a 1970, o Brasil passou de rural a urbano em função do incremento da população vivendo em cidades. Em poucos anos o país registrou percentual expressivo de residentes urbanos. Naqueles anos, três fatos marcaram a evolução populacional: o declínio da população rural, o aumento da população vivendo em metrópoles e a decisão de introduzir na gestão pública algum grau de planejamento urbano. Nesse período, as ações governamentais tendiam a maximizar os recursos para os serviços de uso comum. A meta era o planejamento compreensivo com visão abrangente dos aglomerados metropolitanos.

(......)

Mas o modelo pretendido pelas metrópoles esbarrou em inúmeros obstáculos e redundou em relativo fracasso. Algumas metrópoles tornaram-se atrativas aos migrantes excluídos de outras regiões. Com isso, sofreram o que se denominou de inchaço urbano.

(Adaptado de Aldo Paviani, Metrópoles brasileiras. Correio Braziliense, 21 de abril de 2008)

Resposta correta
a)

Essa visão de totalidade afastaria ações pontuais, por vezes corporativas e clientelistas, que atuavam em pontos específicos, dispersando escassos recursos públicos.

Resposta errada
b)

Além disso, de acordo com a Constituição, cabe aos governos estaduais criar novos entes metropolitanos que minimizariam tais recursos.

Resposta errada
c)

Por isso, esses três fatos não deixariam de ser contemplados nos acurados estudos que fundamentaram o pretendido desenvolvimento de um forte Brasil rural, em apoio a ações governamentais isoladas.

Resposta errada
d)

Em decorrência disso, algumas regiões metropolitanas devem manter um canal aberto com os municípios de onde provêem os trabalhadores não-qualificados, de modo a preservar suas características metropolitanas.

Resposta errada
e)

Nesse sentido, requeria-se a tomada de pontos positivos que nortearam a constituição de antigas aglomerações para que as metas de distribuição de recursos tornassem as metrópoles atrativas aos grandes contingentes populacionais pretendidos.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.