ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental - ESAF - 2008 - Prova Objetiva 1 e 2


Questão:

De acordo com as idéias do texto, assinale a opção correta:

O rápido crescimento da economia mundial nos últimos anos gerou milhões de empregos, mas nem assim foi possível evitar o aumento do número de desempregados, porque a quantidade de vagas abertas não foi suficiente para abrigar todos os que chegaram ao mercado de trabalho no período. O que acontecerá ao longo de 2008, quando o desempenho econômico em todo o mundo deve ser pior do que o dos anos anteriores, ainda que não aconteça a recessão nos Estados Unidos - O resultado, de acordo com pesquisa que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) acaba de divulgar, pode ser o acréscimo de 5 milhões de pessoas ao contingente de desempregados em todo o mundo. O informe anual da OIT Tendências Mundiais do Emprego faz uma avaliação prudente do quadro econômico atual. Mesmo o aumento do número de desempregados que projeta para este ano não chega a ser estatisticamente relevante. No ano passado, cerca de 3 bilhões de pessoas estavam empregadas em todo o mundo. Os desempregados, de acordo com a OIT, representavam 6% da força de trabalho total. Se em 2008 o número de desempregados aumentar em 5 milhões, o índice subirá para 6,1%, variação muito pequena. Mas a questão não é meramente estatística. O desemprego já atinge quase 200 milhões de pessoas e suas famílias. Além disso, a falta de emprego não é o único problema que afeta os trabalhadores e suas famílias no mundo inteiro. Boa parte dos que integram o grupo dos empregados vive em situação muito difícil.

(O Estado de S. Paulo, 29/01/2008)

Resposta errada
a)

O problema do desemprego foi resolvido pelo rápido crescimento da economia mundial nos últimos anos.

Resposta correta
b)

Se houver um acréscimo de 5 milhões de desempregados, o índice mundial de desemprego ficará em torno de 6,1% da força de trabalho total.

Resposta errada
c)

A Organização Internacional do Trabalho prevê que o contingente de desempregados no mundo chegue a 5 milhões de pessoas.

Resposta errada
d)

A situação dos trabalhadores empregados é em geral muito satisfatória.

Resposta errada
e)

A quantidade de vagas abertas foi suficiente para abrigar todos os que chegavam ao mercado de trabalho.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.